Fim de ano: Twitter em 2010

Está semana vamos trazer aqui alguns breves textos com reflexões de alguns dos principais assuntos de 2010. Hoje começamos com o Twitter. O microblog é uma das ferramentas que mais modificou a comunicação tradicional nos últimos tempos. Podemos dizer que o ano de 2010 foi do Twitter, mesmo sabendo que ele já existia em 2006 e já crescia bastante em 2009.

Não podemos dizer que este ano é apenas do Twitter, outros diversos acontecimentos e ferramentas modificaram a forma como vivemos e nos comunicamos neste ano.

 

A incorporação do Twitter pela mídia tradicional (Globo, outras emissoras, diversos jornais e rádios) mostrou que essa ferramenta foi muito bem recebida pela população em geral. Talvez a grande dúvida fique se as grandes mídias começara a utilizar porque o Twitter fez sucesso entre a população brasileira ou se este crescimento dentro da sociedade que fez as mídias “tradicionais” incorporarem o Twitter. Mas isto também não vem ao caso agora.

Gráfico do crescimento do Twitter no Brasil

Crescimento da busca por “Twitter” no Google dentro do Brasil.

O que prova o sucesso do Twitter no Brasil no ano de 2010 é que neste ano que surgiram a maioria das comparações entre a rede social do passarinho e a já bem consolidada do Google, o Orkut. Foi neste ano que muita gente reclamou e trouxe a pauta de “orkutização” do Twitter.
Referência: Se tu tuita eu não tuito. O preconceito online.

Passarinho Azul do Twitter

O crescimento desta ferramenta dentro da sociedade brasileira e o sucesso da eleição de Obama no ano anterior ecoaram nas eleições de 2010 aqui no Obama e nos trouxeram um grande número de políticos para dentro da rede social. Através deste microblog muito conheceram e apoiaram o Plínio, enquanto tantos outros se manifestaram a favor da “onda verde” de Marina Silva.
Referência: “Obamização” da política brasileira.

E foi em 2010 que vimos várias empresas fazendo feio na internet por não ter tido cuidado ao utilizar as mídias sociais. O primeiro caso foi de Alex Glikas e alguns meses depois o da estudante Mayara Petruso.
Referência: Case #Fail. O que aprender sobre controle interno? | Quer impactar no Twitter? Não faça como ela!

 

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail