Fim de Ano: O que o Google nos trouxe em 2010?

Para a ::tag(“google”,”Google”)::, 2010 foi um ano com bastante novidades. Uma empresa que mesmo trabalhando com web, está sempre lançando novas ferramentas e inovando aquelas que usamos em nosso dia-a-dia. Como toda grande empresa, ela teve seus altos e baixos, tem grandes rivais em diversos mercados, enquanto se mostra muito forte em alguns outros.

Este é mais um post da série Fim de Ano que estamos fazendo, trazendo algumas retrospectivas com os principais assuntos de 2010 dentro da comunicação e marketing digital. Confira também os textos que já fizemos sobre o Twitter e sobre Mobile.

Alguns serviços do Google

Quando se trata de ::tag(“google”,”Google”):: sempre falamos de grandes projetos, que até agora eram sinônimo de sucesso. Mas foi em 2010 que vimos que mesmo a Google, com todo seu poder, também comete erros e foi em 2010 que teve grandes tropeços em sua estratégia.

Google Buzz, o primeiro grande tropeço:

Google Buzz foi uma tentativa da Google de responder ao sucesso que o Twitter vinha tendo durante 2009 e que continuava em 2010. Lançado no começo de Fevereiro o Google Buzz não conseguiu nem chegar perto de substituir o Twitter, mas como se já não fosse #fail o suficiente, o Buzz gerou um “buzz negativo”. Após ativar automaticamente para todos os usuários, o Google Buzz acabou deixando expostos diversos contatos de todos os usuários e isso, obviamente, causou muitas reclamações para a empresa.

Referência: O Grande vacilo do Google

Facebook passa Google no número de visitantes:

Com certeza foi em 2010 que ficou mais visível a preocupação que o ::tag(“facebook”,”Facebook”):: pode estar causando para o ::tag(“google”,”Google”)::. Durante o mês de março de 2010 o Facebook.com foi o site mais acessado dentro dos EUA, ranking que já era liderado pelo ::tag(“google”,”Google”):: a um bom tempo.

A diferença foi pouca e contando o mundo inteiro o ::tag(“google”,”Google”):: continua sendo o mais visitado, mas com certeza serviu de alarme para empresa e de aviso às pessoas que não acreditavam no poder das redes sociais.
Referências: Facebook passa Google

Android, o Sistema Operacional da Google para dispositivos móveis faz sucesso:

O crescimento dos dispositivos móveis é uma realidade de 2010, como já falamos (aqui). Pegando carona neste boom da venda de smartphones surge o Android, sistema operacional para dispositivos móveis projetados pela ::tag(“google”,”Google”):: ganha diversos fãs pelo mundo e apoio de várias empresas.

A pouco tempo foi anunciado que eram ativados cerca de 300.000 aparelhos com Android por dia, número muito próximo do Symbian e iOS, que seriam os atuais líderes do mercado mundial.
Referências: Crescimento do Android nos últimos meses

Todas as compras e serviços lançados pela ::tag(“google”,”Google”):: mostrando que a empresa está sempre atrás de novos mercados rentáveis, já que boa parte de seus serviços são gratuitos. Ao mesmo tempo em que tenta lançar novos produtos para se tornar ainda mais poderosa, a empresa cuida para não perder espaço para os diversos concorrentes em vários segmentos.

Com certeza em 2011 a ::tag(“google”,”Google”):: vai lançar diversos novos produtos e melhorar ainda mais os que já têm, podemos esperar diversas ações voltadas ao mercado de dispositivos móveis e ferramentas de socialização, não se esqueça de que O Google quer dominar o mundo. ^^

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Leia mais sobre
, , ,
Novidades e atualizações, direto em seu e-mail

  • Muito bom o artigo.. Parabéns..
    Muitas novidades, é o que esperamos..
    O nexus one não foi de 2010, não é? Quando comecei a ler foi a primeira coisa que veio em minha cabeça,,, mas se não me engano, não é desse ano…

    • O Nexus One foi lançado em Janeiro, se não me engano. Ele trouxe bastante novidades, mas não acredito que ele tenha trazido tanta novidade.

      • Sim… concordo… Na verdade, pensei no Nexus One como um tropeço…

        • Poisé, eu não diria que foi um tropeço, porque foi uma grande experiência para a Google. Ele não trouxe prejuízos, apenas não trouxe o lucro esperado. Mas o Nexus S esta aí para mostrar que eles vão investir no Nexus ainda…

  • O Google implacou diversos produtos notavéis em 2010 e não apenas o Android. O OS da Google não é um sucesso em todas as plataformas, em algumas aparelhos o sistema Android é uma "carroça", funciona muito bem nos aparelhos como Galaxy. E quantidade de ativação não é qualidade de experiência de uso, o Google ainda tem remar muito para oferecer uma loja de App interessante.

    Mas, na minha opinão, o Google é a empresa mais inovadora atualmente. O Facebook é modismo, o Google é visionário.

    @marocolojr

    • Sim, como já comentei, todos os anos a Google lança diversos novos produtos, mas achei importante citar o Android nesta lista pois foi mais um produto que pode trazer rentabilidade para empresa (algo muito bom para eles em meio a tantos serviços gratuitos).

      Também concordo com o Android tem que evoluir bastante ainda, afinal, é muito novo. Mas o fato de ter um grande número de ativações diárias (e que está crescendo rápido) pode indicar que ele tem um futuro se for bem conduzido.

      • A rentabilidade do Google vem das suas publicidades e o Android esta contribuindo com uma pequena parcela, mas concordo com você que OS tem muito potencial.

        O android é um bom OS, mas iOS da Apple ainda é melhor por ter um aparelho feito para o software. Estou apostando muito nos aparelhos da Samsung. Vamos ver como será 2011.