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Ficando por dentro do Behavioral Retargeting e do Google Remarketing

Já faz um bom tempo que uma leitora aqui do blog sugeriu que fizemos um texto sobre “Behavioral Retargeting”, se não me engano foi através do Twitter. Eu guardei esta informação, mas acabei não anotando quem havia pedido, portanto me desculpe por não lembrar, mas se você ler isto, deixe um comentário para atualizarmos aqui depois 🙂
Bom, como lembrado pela leitora que havia enviado a sugestão, está é uma técnica muito recente e que vem sendo muito explorada no exterior, mas ainda muita pouca gente conhece aqui no Brasil. Então vamos primeiro conhecer o que significam estes dois termos, “Behavioral Retargeting” e “Remarketing“. O segundo é um termo relacionado ao primeiro, enviado pela leitora, que acabei encontrando durante a pesquisa.
Como o nome já sugere, o “Behavioral Retargeting” pode ser divido em três palavras centrais, “behavior” (comportamento), “re” (novamente) e “targeting” (alvo). Traduzindo de forma bem chula, você vai redirecionar o seu alvo se baseando no comportamento dele. Aplicando isso no mundo do marketing seria quase como uma perseguição, onde você vai mudar alguma abordagem dentro do site (ou anúncios) se baseando no comportamento anterior do visitante.

(clique para ampliar)

Por exemplo, se uma pessoa visita uma loja virtual de sapatos, olha todos da marca X e então pula para a marca Y, o site pode exibir um pop-up, banner ou qualquer outra intervenção oferecendo 10% de desconto se ele comprar um tênis da marca X neste momento. Ou seja, se baseando no comportamento anterior do visitante, o site recalcula o seu alvo para melhor lhe atendê-lo.
Ainda neste campo devemos compreender que a evolução da internet e de suas ferramentas tem proporcionado que diferentes formas de marketing sejam exploradas, como é o caso desta. O “behavioral retargeting” ainda engloba uma outra abordagem semelhante ao exemplo anterior, mas que pode se caracterizar muito mais como uma perseguição. Empresas e redes de anúncios conseguem, através de diversas tecnologias de rastreamento, colocar um anúncio em uma página se baseando nos sites que aquela pessoa havia entrado antes. Ao mesmo tempo que é uma abordagem genial, é uma forma muito assustadora de fazer marketing.
É nessa abordagem que entra o Remarketing, que apesar de ser um termo amplo, é conhecimento no momento, basicamente, como uma extensão do Google AdWords. Nesta ferramenta você faz exatamente o que foi sugerido como “behavioral retargeting” anteriormente, oferecer anúncios diversos se baseando nas visitas e navegação anterior daquele visitante. Você pode entender mais sobre o Google AdWords Remarketing acessando está página ou vendo esse vídeo:
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=40Yrq2hcS5g]

Por Dennis Altermann

Criei este blog para compartilhar alguns conteúdos relevantes sobre comunicação digital e o impacto dos meios digitais na sociedade. Aproveita para interagir comigo lá no Twitter @eu_Dennis