Facebook: Estrutura de Campanha

A estrutura básica para subir anúncios no Facebook obedece a seguinte lógica: campanha > grupos de anúncio > anúncios. Assim como no Google Adwords, é necessário seguir uma lógica básica atendendo certas restrições que serão abordadas neste artigo.

Criando Campanha de Anúncios no Facebook

Os passos a seguir serão orientações de como criar  campanha, grupo de anúncio e anúncio utilizando a ferramenta Power Editor do Facebook, que é disponível para todos os anunciantes.

criando-campanha-facebook

Ao criar uma campanha é necessário escolher um nome, selecionar o tipo de compra e objetivo.

Tipo de compra

Atualmente, existem três tipos de compra disponíveis no Facebook para todos os anunciantes: leilão, preço fixo e alcance e frequência. Não irei abordar a compra por alcance e frequência porque é uma nova funcionalidade, que ainda não tive oportunidade de testar para avaliar seus diferenciais e benefícios. Portanto, este tipo de compra fica para um próximo post. Já no caso das outras duas compras, em ambas é possível selecionar orçamento diário ou vitalício. No caso do vitalício é obrigatório ter data de início e término.

Quando a compra é feita por leilão há maior flexibilidade para realizar otimizações. Por exemplo, é possível escolher se você deseja que os anúncios sejam exibidos por todo o tempo ou programar por dias da semana e horários. Ainda neste tipo de compra, se for selecionado um orçamento diário e uma data de início e término, a ferramenta do Facebook mostra uma estimativa do máximo que será gasto dentro do período indicado.

Já no caso do preço fixo não é possível programar dias da semana e horários para a veiculação do anúncio. Mas ao selecionar um preço vitalício, a ferramenta mostra uma estimativa de volume de impressões para o orçamento diário informado.

Portanto, a escolha do tipo de compra vai depender dos objetivos da divulgação. Se for necessário ter maior flexibilidade de ajuste de orçamento e possibilidades de segmentação por horário, então a compra por leilão é a melhor indicada. A compra por preço fixo cabe bem em um cenário com um orçamento e volume de impressões fechados, sem necessidade de otimizações ao longo do período de campanha. Além disto, os tipos de compra também afetam os tipos de objetivos disponíveis.

Selecionando Objetivos de Campanha

Dependendo do tipo de compra selecionado nem todos os objetivos ficam disponíveis. Os objetivos de campanha ajudam a ferramenta a otimizar da melhor forma possível os anúncios visando a meta escolhida.

Para a compra do tipo leilão, existem os seguintes objetivos:

  • Clicks to website
    Anúncios com o objetivo de gerar visita para link externo.
  • Website conversions
    Anúncios com objetivo de gerar alguma ação em um site. É preciso utilizar o pixel e conversão do Facebook.
  • Page post engagement
    Anúncios com objetivo de gerar engajamento no post (likes, comentários e compartilhamentos).
  • Page likes
    Anúncios com o objetivo de conquistar novos fãs para a fanpage.
  • Mobile app installs
    Anúncios com objetivo de incentivar a instalação de um aplicativo mobile.
  • Mobile app engagement
    Anúncios com o objetivo de incentivar engajamentos em um aplicativo mobile.
  • Desktop app installs
    Anúncios com objetivo de incentivar a instalação de um aplicativo desktop.
  • Desktop app engagement
    Anúncios com o objetivo de incentivar engajamentos em um aplicativo desktop.
  • Offer claims
    Anúncios para promover ofertas criadas no Facebook. Ou é possível criar uma oferta diretamente na ferramenta de anúncios.
  • Event responses
    Anúncio para promover evento.
  • Video views
    Anúncios com objetivo de gerar visibilidade a um vídeo.

E para o tipo de compra preço fixo os objetivos disponíveis são os mesmos, menos estes: Page likes, mobile app installs, mobile app engagement e event responses.

Agora que a campanha já foi criada, é preciso criar um grupo de anúncio.

 Criando Grupo de Anúncio no Facebook

Até alguns meses atrás não existia grupo de anúncio na estrutura, pois era apenas campanha e anúncios, e o orçamento era estipulado no nível da campanha. Com a criação dos grupos a estrutura ficou muito parecida com a do Google Adwords, com a diferença de que o orçamento é estipulado por grupo e não por campanha.

opcoes-grupo-anuncio

Ou seja, na campanha se escolhe o tipo de compra e no grupo de anúncio você estipula o orçamento, que pode ser diário ou vitalício. E dentro de uma campanha é possível criar diversos grupos de anúncio, cada um com o seu orçamento específico. E dentro de cada grupo de anúncio é possível criar diversos anúncios, com várias segmentações e criativos. Mas não é possível criar anúncios de objetivos diferentes em um mesmo grupo de anúncio, pois este grupo está dentro de uma campanha com objetivo definido.

Portanto, se você deseja criar, por exemplo, um anúncio para gerar engajamento em um post, será dentro de uma campanha com o objetivo estipulado como Page Post Engagement. Mas se você também quer criar um anúncio com o objetivo de gerar cliques para um site externo, então é preciso criar uma nova campanha estipulando como objetivo Clicks to Website.

Ao criar um grupo, a ferramenta vai solicitar que você escolha em qual campanha deseja adicionar este grupo e que crie um nome para ele. Depois é preciso escolher se o orçamento será diário ou vitalício e colocar o valor. Como dito anteriormente, é possível estipular data de início e término, independente de escolher orçamento diário ou vitalício. E dependendo de qual tipo escolher, há configurações distintas disponíveis, também já citadas no início deste artigo.

Criando Anúncio no Facebook

Ao começar a criar o anúncio será necessário identificar a campanha e o grupo onde o mesmo será inserido. Depois disto feito, chega a hora de criar o anúncio propriamente dito. São três etapas: Criativo > Audiência > Otimização e Preço.

etapas-criacao-anuncio

Na parte de Criativo é quando se escolhe o formato do anúncio, por exemplo, em uma campanha com objetivo de cliques para site externo existem duas opções de criativo: Pages Post Link Ad e Domain Ad. Se a escolha for Page Post Link Ad o próximo passo será escolher o post que será divulgado. Também nesta parte é possível adicionar tags para a url e criar um pixel de conversão. Além disto, é nesta parte que se escolhe a localização de veiculação do anúncio: News Feed Desktop, News Feed Mobile e Lateral direita no Desktop.

A parte mais legal é a de Audiência, pois é onde se escolhe o tipo de segmentação. E as opções são diversas como Custom Audience, Geográfico, Demográfico, Interesses, Comportamento, entre outros. Depois de tudo feito, falta escolher a forma de pagamento: CPC, CPM ou CPM otimizado.

 

Esta é a estrutura básica para subir anúncio no Facebook. Em próximos posts ainda tem muito para falar a respeito de segmentações, tipos de anúncio e formas de pagamento. Espero que este artigo tenha sido útil. Até o próximo!

PUBLICADO POR

Natália Alves

formada em Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Trabalho na área de Mídia Online, especificamente com Performance. Amo o que eu faço e sou viciada em Netflix, uhuahuahuahuah.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail