Faça um curso de marketing digital gratuito seguindo blogs


Este é um texto enviado por um leitor, não necessariamente reflete a opinião do blog.
Para ver o seu texto aqui também, acesse colabore.

Os cursos de marketing digital, principalmente os que valem a pena, são difíceis de encontrar. Em São Paulo, onde quase tudo é muito, existem mais opções. Esquivando-se das arapucas, é possível achar, em número razoável, instituições respeitáveis, profissionais qualificados e programas sincronizados com o mercado de trabalho. Em outras capitais, a oferta é menor e o investimento do aluno pode ser mais alto. Essa majoração ingrata, porém plenamente justificável, tem origem na importação de mão de obra. Os professores itinerantes agregam à hora aula custos de deslocamento, estadia e alimentação. Como a maioria desses profissionais reside nas regiões sul e sudeste, fica fácil entender o desequilíbrio na oferta de conhecimento.

 

Confira também: Participe você também!

Felizmente existe uma saída paliativa para o problema. É possível fazer um curso de marketing digital gratuito através dos blogs especializados. O primeiro passo é seguir os perfis relevantes no twitter e clicar em todos os links. Através da leitura dos posts fica fácil autoavaliar o grau de conhecimento. Ao criar arquivos para armazenar os textos, o ideal é classificá-los em três níveis: simples, intermediário e complexo.

O melhor é começar pelas matérias que reduzem as questões a tópicos e trazem títulos do tipo: dez coisas que você deve saber, cinco passos para quem deseja… Ou outros do gênero que incluam em suas chamadas termos como: dicas, erros mais comuns e estratégias. Uma providência importante e guardas links com ferramentas de monitoramento e métrica e os infográficos, que além de grandes companheiros da didática, podem ilustrar futuras apresentações. Com dedicação, é possível, em pouco tempo, remanejar para a coluna de textos simples assuntos antes classificados como inexpugnáveis.

Muito importante, também, é a construção de um glossário. O marketing digital inclui e adapta palavras e locuções ligadas a vários mundos. Publicidade, jornalismo, economia, administração, TI e relações públicas contribuem com vocábulos em português e inglês. Antes de dominar significados e conceitos não convém mergulhar em textos densos. Quem já leu um parecer jurídico ou um laudo de exame médico e flutuou, sabe que cada área de conhecimento tem seus códigos, e como eles são importantes.Estudando com a leitura de blogs

Quem deseja aprender, de verdade, não pode abrir mão dos livros. Vários blogs oferecem sugestões honestas para a montagem de uma biblioteca. Alguns, mais camaradas, disponibilizam resenhas e obras inteiras para downloads.

Esse programa alternativo de estudo não se limita aos blogs. Existem os fóruns, os sites acadêmicos, as palestras em vídeo e dezenas de redes sociais espalhadas pela internet aptas a auxiliar nessa empreitada. O grande negócio é transformar as dificuldades impostas pela distância numa oportunidade. Quem está longe dos cursos, também está distante do grosso da concorrência. Vale a pena ser autodidata e queimar essa etapa introdutória. Com conhecimento, é mais fácil acertar na hora de escolher os caminhos da especialização.

PUBLICADO POR

Osmar Soares de Oliveira Filho

Jornalista e observador das redes sociais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail