Estratégias de email marketing: quatro erros comuns


Este é um texto enviado por um leitor, não necessariamente reflete a opinião do blog.
Para ver o seu texto aqui também, acesse colabore.

Todos cometemos erros, isso faz parte da falibilidade da natureza humana. Veja abaixo alguns erros comuns que podem comprometer sua estratégia de email marketing.

1. Comprar listas de contatos

Quando se começa a utilizar o email marketing como estratégia de comunicação, muitos clientes se deparam com o problema de ter uma lista muito pequena de emails cadastrados. Na ânsia por aumentar isso muitos cometem o erro de comprar listas prontas. É um grande erro e pode comprometer o sucesso do seu email marketing como um todo. As taxas de retorno de envios para listas compradas são mínimas se comparadas aos envios para listas optin. Em compensação, sua empresa vai se ver alvo de inúmeras reclamações de spam nos provedores.

 

2. Rementente confuso

O que o seu contato vê ao acessar o email pessoal dele ou dela? Uma linha com duas informações principais: “De” e “Assunto”. Se você não deixar claro que quem está enviando aquele email é sua empresa, como é conhecida para o cliente, as chances de ele ou ela não abrirem aquele email aumenta e muito. No nosso sistema de email marketing você configura isso no campo ‘Nome’ das Contas de Envio em Menu Iniciar > Edições de e-mail > Listar Contas de Envio.

3. Periodicidade irregular

O ser humano é uma criatura de hábitos. Você quer criar junto aos seus contatos o hábito de abrir seus emails, mas isso é dificultado quando não uma periodicidade regular. O contrário também se aplica, quando você envia emails demais, você acaba tendo o efeito oposto. Acaba diminuindo as chances do contato criar o hábito de abrir sempre suas edições de email marketing.

4. Falta de testes antes do envio

Testar, testar, testar. Já ouviu aquele ditado que fala que “não adianta chorar sobre o leite derramado”? A maneira de evitar isso é fazendo muitos testes com sua edição de email marketing. É preciso revisar não somente o texto, que deve estar impecável, mas como o layout será visualizado nos vários leitores de email. Nosso sistema de email marketing oferece várias possibilidades para testes, desde o simples preview na própria ferramenta até análise de código em cada leitor de emails (ver em Menu Iniciar > Listar Edições de e-mail > clicar com o botão direito sobre a edição).

PUBLICADO POR

Nina Rosa

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail