Empresa inteligente é a que torna sua marca amiga do consumidor. E como através das redes sociais isso é possível.


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As redes sociais já não são apenas blogs de relacionamento. Os usuários buscam amigos, porém, querem divulgar conteúdos, informações e, relevante aqui, suas opiniões. Hoje em dia, as empresas se utilizam desse meio para monitorar seus consumidores, a fim de saber o que está sendo comentado sobre sua marca e assim, poder melhorar a qualidade de seus produtos ou serviços, fidelizar o cliente e estreitar relações.

Participar e interagir onde o público-alvo está é muito importante para ambos os lados. Para a empresa, fornece informações preciosas sobre como determinado produto está sendo aceito, avaliar a repercussão das propagandas das mídias tradicionais (TV, Rádio) e receber críticas e sugestões em um mínimo de tempo após determinada campanha.

Para o consumidor, saber que sua marca favorita está informada, lhe proporciona mais que um serviço, mas também informação e novidades, faz com que ele se torne mais que um mero cliente, mas um fã. E nas redes ele vai divulgar isso.

Imagem via Social Media Magic

Empresas de grande porte, que se aproximam dos consumidores através das mídias sociais, humanizam-se, e as pessoas sentem que poderão ser ouvidas em suas reclamações ou sugestões. Se alguma empresa não vê isso, só vai reparar no estrago quando este tomar grandes proporções. É mais simples criar um relacionamento através das redes, monitorar e fazer manutenção sempre. Afinal, o que não é visto, não é lembrado. E mais: além de conhecer mais o perfil do consumidor, é possível:

  • Saber mais sobre concorrentes, tanto repercussão, quanto estratégias.- Para empresas novas, é um meio rápido para obter feedback sobre sua marca.
  • Gerar interação espontânea, através de promoções, virais, aumentando o reconhecimento e valor da empresa.

Enfim, as mídias sociais se tornaram ótimas aliadas para aproximar-se do público consumidor. Os benefícios são imensos e, toda vez que uma empresa sabe utilizar as redes a favor do consumidor, a amizade entre os dois se fortalece. E todos ganham com isso: para o consumidor, uma marca cada vez melhor; para a empresa, um cliente-amigo cada vez mais fiel.

PUBLICADO POR

Debora Carvalho Caldeiras

Estudante de Publicidade, apaixonada por mídias sociais, marketing e relacionamento com o consumidor.

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  • gi

    E ainda há empresas que continuam na era do spam …