Emojipedia – Saiba o significado de cada emoticon e emojis existente.

Emoticons surgiram muito tempo atrás (mais do que a maioria das pessoas imagina, sério) para transformar expressões humanas em caracteres, uma forma de deixar mais claro a emoção por trás das palavras utilizadas. Já os emojis são bem mais recentes.

emoji-rezando-nao-high-five-emojis-emoticon

Tem gente que usa esse emoji como um “high five” ou rezando, quando na verdade esse emoticon é alguém agradecendo.

A explosão dos aplicativos de mensagem como WhatsApp, Viber, Facebook Messenger que são a geração mais novas dos antigos serviços como ICQ e Microsoft MSN, todos com suporte aos emojis, as famosas “carinhas animadas”.  Esta pode ser considerada uma nova forma de comunicação, como exploramos um pouco neste outro post sobre emojis, emoticons e stickers.

Os emojis são o conjunto mais famoso de emoticons existente e são um padrão organizada pela Unicode, que ajudam a organizar os mais de 845 emojis existente. Apenas por curiosidade, você sabia que se pronuncia ‘emodi’?

Se você as vezes se perde no meio de tantos emoji do WhatsApp ou do teclado do iOS (iPhone/iPad), saiba que a culpa é do fato de esse padrão ter começado lá no Japão – isso explica porque há tantos emojis para comidas tipicamente orientais. Se você quer saber o significado de cada um dos mais de 800 emojis do WhatsApp, a melhor forma é usar o Emojipedia (em inglês, ainda sem tradução):

Conheça o Emojipedia.org 🔗

No Emojipedia você pode conferir a descrição e imagem de todos os emojis nas diferentes plataformas em que ele foi reproduzido, além de uma breve descrição (em inglês) de seu significado.

A popularidade dos emojis cresce constantemente, como mostra o número de buscas por esse termo:

Emojis, Emoticons, Smileys e Stickers no Google Trends

A febre pelas carinhas amarelas é tanta que em Maio de 2015 o Instagram anunciou que cerca da metade de todos as descrições de fotos e comentários continham pelo menos um destes caracteres especiais – mais de 63% dos finlandeses usam algum emoticom dentro de comentários e descrições do Instragram. Inclusive um dos blogs oficiais do Instagram tem um profundo estudo sobre o uso dos emojis dentro da rede social.

O vídeo abaixo traz alguns questionamentos sobre o uso dos emoticons e se eles podem representar o futuro da forma como nos comunicamos.

Qual o sentimento por trás de cada um dos Emojis?

P. Kralj Novak, J. Smailović, B. Sluban e I. Mozetič são pesquisadores que criaram o “Emoji Sentiment Ranking“, site que analisa milhares de tweets que utilizam emojis para identificar automaticamente se aquele emoji está sendo usado de forma positiva, neutra ou negativa. É interessante ver que alguns são unânime, mas outras são usados de diversas formas.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail