Categorias
Diversos Isso Muda os Seus Negócios

Algumas verdades e considerações sobre "Kony 2012 – O Viral mais rápido da história"

Kony 2012, também conhecido como o vídeo viral mais rápido da história, tem feito muito sucesso (muito mesmo) nos últimos dias. Atualmente, com mais de 74 MILHÕES de visualizações no Youtube, tudo isso com pouco mais de 1 semana no ar, ou melhor, no Youtube.
O vídeo da ONG Invisible Children tem como tema Joseph Kony, líder rebelde d Uganda que é acusado de diversos crimes contra a humanidade. Não podemos chamar bem de documentário, já que é mais um ‘comercial bem extenso’. Ele não procura apenas informar, procura comover e arrecadar doações.
Bom, todo mundo já está falando sobre o acontecimento, Mashable, Info Exame, Brainstorm 9, Mídia 8 e praticamente todos os blogs e sites sobre comunicação que você pode imaginar. Mas nem todos tem falado tudo sobre o “documentário”.
Não pense que eles descobriram a formulário do vídeo viral, existem diversos fatores que não aparecem em todas as reportagens. Muitas pessoas acharam interessante o fato de o vídeo ter 29 minutos, muito mais longo que o indicado para vídeos da web, mas acalme-se, não faça um vídeo de meia hora ainda! Segundo informações da ONG, a média de visualizações no Youtube estava em torno de 6 minutos.
Como você pode ver no gráfico abaixo, criado pela Visible Measures, com os principais ‘marcos’ desta campanha que se caracteriza já como a mais rápida campanha de vídeo viral da história, até então.
A parte mais interessante da campanha, nem sempre mencionado, é que ela já estava publicada no Vimeo desde o dia 20/02, mas foi oficialmente lançada nas mídias sociais alguns dias depois, com a publicação do vídeo no Youtube.

 
Como bem lembrado pelo pessoal do Brainstorm9, já existe um Tumblr ( http://visiblechildren.tumblr.com/ ) que reuni algumas ‘críticas’ (ou verdades) sobre o Kony 2012. Claro que tudo que faz sucesso vai ter o seu lado ‘complexo’, sempre há alguém para criticar, mas faz parte do processo e recomendo a todos que olhem pelos dois lados.
Indo neste sentido também trazemos aqui um post do Gizmodo, que traz mais informações sobre “Kony” e toda a crítica por trás da campanha. ::aqui(“http://www.gizmodo.com.br/conteudo/kony-2012-e-o-video-mais-viral-de-todos-os-tempos-mas-quem-e-kony/”,”Dê uma lida por lá”)::.
Uma questão levantada pela Forbes e diversos outros posts sobre o assunto, é em relação ao slacktivism. Resumindo, estão acusando a campanha de fazer com que as pessoas achem que estão mudando o mundo ao clicar em ‘curtir’ e ‘gostei’, o slacktivism é mais conhecido aqui no Brasil como o “revolucionário de sofá“. Mas útil ou não, cada pessoa que compartilha realmente ajuda todos a conhecer “o malvado Kony” e quem sabe assim alguém encontre ele por aí para ser detido.
De qualquer forma a ONG arrecadou muitos seguidores e fãs, pode ter certeza.
Sem mais delongas, para quem ainda não viu os vídeos, vale a pena dar uma olhada:
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=Y4MnpzG5Sqc]
[vimeo http://vimeo.com/37119711]
 

Por Dennis Altermann

Criei este blog para compartilhar alguns conteúdos relevantes sobre comunicação digital e o impacto dos meios digitais na sociedade. Aproveita para interagir comigo lá no Twitter @eu_Dennis