Construindo uma aba personalizada no Facebook sem usar o Static FBML em 3 passos.

Aproveite para visitar o post “7 aplicativos de abas para fan page do Facebook” e veja algumas outras dicas 🙂

 

Em um outro momento trouxemos aqui um rápido tutorial de como criar uma aba de boas vindas na sua fanpage do Facebook. Este pequeno tutorial pode ser encontrado aqui, mas uma das partes deste tutorial incluía o aplicativo “Static FBML“, aplicativo que deixou de poder ser utilizado após a atualização das fanpages.

Após este ocorrido muitas pessoas tem se perguntado como fazer para conseguir criar uma aba de landing page no Facebook sem usar este antigo Static FBML. A resposta é simples, usando o Static HTML: iframe tabs.

O procedimento é semelhante ao uso do Statis FBML e por isso é muito simples, como você pode ver nestes 3 simples passos:

1º Adicionar o aplicativo Static HTML: iframe tabs:

Para adicionar o aplicativo é muito simples, basta acessar o Facebook na qual a fanpage está vinculada e na barra de buscar, procurar por “Statis HTML”, deve ser o suficiente para você encontrar o aplicativo Static HTML: iframe tabs.

Caso não ache, acredito que este link seja o suficiente: apps.facebook.com/static_html_plus/

2º Usar o Static HTML para criar uma nova aba:

Com aplicativo instalado, você vai poder escolher em qual página você pretende usá-lo. Feito isso, uma aba chamada “Welcome” (pode ser alterado, veja passo nº3) deve aparecer na sua fanpage, clique nela e você verá uma tela como essa a baixo:

aba-welcome-aplicativo-static-html

3º Personalizar o iFrame criado:

Com a aba já criada, está na hora de aprender a utiliza-la, para isto você terá 3 coisas para fazer:

  1. Colocar conteúdo: Você precisará ter um pouco de conhecimento em programação, pelo menos um HTML básico, para conseguir inserir conteúdo e imagens na aba;
  2. Mudar o nome: Acessando a área de gerenciamento da página, através do botão “Editar Página”, você deve acessar a área “Aplicativos” e depois clicar em “Editar configurações”. Se a aba já tiver adicionada, você poderá escolher qualquer nome para ela.
  3. Colocar como aba inicial: Ainda dentro da área de gerenciamento, acesse o menu “Gerenciar Permissões” e escolha a aba inicial no menu suspenso que dizer “Aba padrão de entrada da página.:”
Escolher aba inicial na sua FanPage

Escolher aba inicial na sua FanPage

 

Dica extra:

Para você aproveitar melhor a página inicial de sua fanpage, acesse estes dois nossos outros textos e aprenda mais sobre as abas do Facebook:

Como construir uma landing page atrativa para o Facebook

Como construir uma aba personalizada no Facebook

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail