Qual a diferença entre redes sociais e mídias sociais?

Postado segunda-feira, 06/09/10
Atualizado: terça-feira, 13/03/12

Recentemente apareceu no nosso Formspring uma questão sobre a diferença entre rede social e mídia social e, em definitivo, em que o Orkut e o Twitter se encaixam. Como já havia dito na resposta no Formspring, tanto o termo rede social como mídia social já existiam antes da internet e nenhum deles era tão usado como são nos dias de hoje.

O fato é que por ambos serem antigos e estarem sendo adaptados para a realidade da web, sofrem de algumas variações conforme alguém os tenta explicar. As várias teorias dizem que são iguais e algumas que quase não tem ligações. Como já mostrado em outro post, em um artigo de André Telles, o importante agora seria padronizar ambos os conceitos dentro da web. (Precisamos padronizar as definições entre Redes Sociais e Mídias Sociais!)

O que são REDES  SOCIAIS:

Uma rede social é um grupo de pessoas que tem algum nível de relação ou interesse mútuo. Essa definição acabou ganhando um novo significado na internet, o que já foi chamado de “relationship site” (sites de relacionamento) hoje é conhecido como redes sociais. Em minha opinião, esse significado que a internet trouxe deveria ter sido adaptado e ganho o nome de “redes sociais online“, que é justamente a proposta de serviços como Orkut e Facebook. Uma rede social baseado em suas relações online com as pessoas que você tem alguma ligação e/ou interesse em comum.

o que e rede social Qual a diferença entre redes sociais e mídias sociais?

 

O que são MÍDIAS SOCIAIS:

Também ganhou um novo significado graças à internet. Também já chamado de “new media” (novas mídias) agora é conhecido como mídias sociais, que antes se referia ao poder de difundir uma mensagem de forma descentralizada dos grandes meios de comunicação de massa, agora é traduzido por muitos como: “Ferramentas online que são usadas para divulgar conteúdo ao mesmo tempo em que permitem alguma relação com outras pessoas”. Exatamente como um blog, que ao mesmo tempo dissemina conteúdo e abre espaço para os leitores interagirem. Então estas seriam ferramentas que tem como objetivo o compartilhamento de conteúdo, sendo as relações o segundo plano.

 

E de todas essas ferramentas que temos hoje, são mídias sociais ou redes sociais?

É ao tentar fazer essas definições que você acaba se complicando. Como trazido por André Telles em seu artigo (Precisamos padronizar as definições entre Redes Sociais e Mídias Sociais!), onde o autor mostra uma rápida reflexão sobre a importância de haver um padrão dentro do mercado, para evitar confusões, ele comenta que redes sociais seriam uma categoria das mídias sociais e que seriam focadas em manter ou criar relacionamentos em base a assuntos em comum, como Orkut, Facebook, MySpace. Já as mídias sociais seriam  o que muitos ainda chama de “novas mídias”, como Twitter, Youtube, SlideShare, Digg, Delicious, enfim, serviços que tenham como objetivo o compartilhamento de conteúdo.

o que e midia social Qual a diferença entre redes sociais e mídias sociais?

Twitter é uma rede social ou uma mídia social?

Algumas pessoas a usam apenas como uma rede social diferenciada, praticamente ignorando o conteúdo e priorizando as relações com as pessoas, isso transformaria o Twitter em uma rede social? É… talvez seja um pouco complicado de entender.

Existe uma linha tênue na hora de fazer qualquer definição em torno desses dois termos. Acredito que o que podemos usar para definir em qual termo uma rede social se encaixa, devemos lembrar-nos de qual é o seu objetivo principal, se é compartilhamento de conteúdo ou criação de relacionamentos. A definição entre rede social e mídia social também vai se dar no uso que uma pessoa da a sua ferramenta, por exemplo: O Twitter pode ser usado como mídia social, tendo objetivo apenas difundir conteúdo, ao mesmo tempo em que o microblog pode ser usado como rede social, apenas para seguir amigos e conversar entre eles.

Essa mesma pergunta foi feita no Facebook do Midiatismo, acompanhe e deixe sua opinião você também.

Tem como uma rede social não ser uma mídia social ou ser uma mídia social sem ser uma rede social?

Vi esta pergunta aparecer junto com a resposta neste post no blog do JaderFelix e resolvi colocar aqui também. Não há como uma rede social online não ser uma mídia social, afinal, o primeiro é uma categoria dentro do outro, impossibilitando assim, que haja uma separação. Já no caso contrário, existe uma possibilidade sim, afinal, como podemos ver na imagem a baixo, a rede social é apenas um pedaço da mídia social, portanto, uma mídia social sem ser uma rede social pode existir sim. Se alguém usar qualquer ferramenta 2.0 apenas para divulgar conteúdo, esta ferramenta será uma mídia social, caso haja interação, passa a ser uma rede social também.

rede social vs midia social Qual a diferença entre redes sociais e mídias sociais?

Imagens e algumas referências retiradas daqui.


  • Renato Xavier
    Mídia social não é o conteúdo gerado pelas redes sociais?
    • http://www.midiatismo.com.br Dennis Altermann
      Não necessariamente, mas pode ser.
      • Alexandre
        Dennis, uma rede social é composta por pessoas com um assunto em comum e uma mídia social é um meio para transportas esta mensagem somente um ajuste que faria é no desenho da bola pois é realmente o contrario pois a rede social é muito maior que as midias sociais, só isto. abs marquesi
        • http://www.dennisaltermann.com.br/ Dennis Altermann
          Entendo o seu comentário e acho que é uma discussão real. Mas neste caso eu vejo que toda mídia social é também uma rede social, mas nem toda rede social é uma mídia social, entende?

          Acredito que a discussão se estenda muito também porque a percepção sobre ambos os termos pode ser muito diferente se você considerar apenas o mundo virtual ou não.

    • Jader Felix
      Mídia é meio. Conteúdo não pode ser confundido com mídia. Logo, em meio físico, um CD é uma mídia, o jornal é uma mídia, a TV + emissora são uma mídia. Conteúdo é mensagem. Mídia social tem esse nome por ser uma mídia aberta à sociedade, ou a um grupo social. Rede social é uma mídia social onde as pessoas podem se inter-relacionar dentro dela.
  • http://chocoladesign.com Filipe S. Fernandes
    Discordo! Rolou uma confusão aí, é o contrário, a mídia social que está dentro da rede social.
    Da uma lida nisso aqui: http://migre.me/1cIZV
    Acho que faz mais sentido dessa outra forma.
    • http://twitter.com/Midiatismo @Midiatismo
      Olá Filipe. Achei interessante seu ponto de vista, mas nem toda mídia social é uma rede social, então não poderia estar dentro. Enquanto toda rede social é, necessariamente, uma mídia social.

      Respeito sua opinião, até por que coisas teóricas assim sempre acabam criando diferentes teorias.

    • http://www.midiatismo.com.br/quem Dennis Altermann
      Olá Filipe. Achei interessante seu ponto de vista, mas nem toda mídia social é uma rede social, então não poderia estar dentro. Enquanto toda rede social é, necessariamente, uma mídia social.

      Mas respeito a sua opinião, até porque assuntos teóricos sempre geram diversas discussões.

      • http://chocoladesign.com Filipe S. Fernandes
        Pois é Dennis… Não gosto muito de entrar nesses detalhes. É tudo muito controverso ainda, mas eu acho que só das pessoas saberem que "mídia social" é diferente de "rede social" já é um avanço. No pé que tá, cada um tira suas conclusões e seja feliz. uahsuahsas!!!

        Mas também concordo contigo em alguns pontos, mas isso não muda a minha opinião. xD

        Valeu!
        Abraço!

    • http://twitter.com/Midiatismo @Midiatismo
      Olá Filipe. Achei interessante seu ponto de vista, mas nem toda mídia social é uma rede social, então não poderia estar dentro. Enquanto toda rede social é, necessariamente, uma mídia social.

      Mas respeito a sua opinião, até porque assuntos teóricos sempre geram diversas discussões.

    • http://menosumnaestante.posterous.com Márcia
      Pelo próprio post, eu também tinha entendido que "mídias sociais" estaria dentro de "redes sociais", já que este último seria um conceito amplo de relação social e as "mídias sociais" seriam as ferramentas em si, ou seja, apenas uma das formas existentes de participar da rede social. Mas gostei muito da abertura da discussão no post.
    • Jader Felix
      Não pode se dizer que uma mídia social está dentro de uma rede social. Não existe esta situação de estar uma dentro ou fora da outra. São duas coisas distintas, mas sempre respeitando a seguinto ordem. Para ser Rede Social, é necessário ser uma Mídia Social antes. Mídia é meio pelo qual você se comunica. Social é a qualidade deste meio.
      • Jader Felix
        Só para não gerar confusão. Os gráficos acima não fazem mensão à uma ou outra coisa dentro ou fora. A idéia é de universo, onde em termos de conceito, o universo de um abrange o universo do outro. Apenas ilustrativamente.
        • http://www.meadiciona.com/dennis Dennis Altermann
          Jader, assim como já comentei, estas definições são muito complicadas e pode haver muita confusão entre elas sim. Arrisco dizer que, até certo ponto, cada um vai dar um significado diferente da definição destes termos.

          Agradeço seu comentário, acho que foi muito válido para o contexto das discussões. ^^
          Abraço

  • http://www.multipos.com.br Renata Thum
    Interessante o post, esse novo mercado necessita de conceitos definidos. Mídias sociais e redes sociais são presente e futuro, precisamos saber esses termos e como utilizá-los, cada vez mais elas estarão presentes no nosso dia a dia. Eu entendi do texto que toda a rede social é uma mídia social, mas nem toda mídia social é uma rede social e ainda que as mídias sociais são espaços de geração de conteúdo e redes sociais são ambientes de relacionamento, seria isto?
    Essa construção compartilhada de conhecimento é o que agrega a nós, internautas, e faz com que as definições se tornem mais simples e compreensíveis.

    • http://twitter.com/Midiatismo @Midiatismo
      Olá Renata.

      Exatamente isso, as redes sociais são uma parte das mídias sociais, como mostrado no desenho. Pois dependendo do uso, nem toda mídia sociai precisa ser usada como rede social.

      As mídias sociais são geração de conteúdos descentralizados e redes sociais são ambientes de relacionamento que podem ser usados para geração de conteúdo.

    • http://www.midiatismo.com.br Dennis Altermann
      Olá Renata.

      Exatamente isso, as redes sociais são uma parte das mídias sociais, como mostrado no desenho. Pois dependendo do uso, nem toda mídia sociai precisa ser usada como rede social.

      As mídias sociais são geração de conteúdos descentralizados e redes sociais são ambientes de relacionamento que podem ser usados para geração de conteúdo.

    • http://twitter.com/Midiatismo @Midiatismo
      Olá Renata.

      Exatamente isso, as redes sociais são uma parte das mídias sociais, como mostrado no desenho. Pois dependendo do uso, nem toda mídia sociai precisa ser usada como rede social.

      As mídias sociais são geração de conteúdos descentralizados e redes sociais são ambientes de relacionamento que podem ser usados para geração de conteúdo.

  • http://www.twitter.com/jumenezesrp Juliana Menezes
    Definições a parte, temos que concordar que vários autores não entram em um consenso ao lidar com esses termos. Eu prefiro e adoto os seguintes significados:

    rede social: refere-se ao relacionamento entre as pessoas, os laços que elas estabelecem seja no mundo offline ou online.

    mídia social: são os meios, canais de onde surgem as redes sociais online. Nessa caso, twitter, orkut e facebook são mídias sociais de onde emergem as redes sociais online.

    Conceitos adotados por Laís Bueno e Carol Terra.

  • http://twitter.com/FelipeMartinsGr Felipe M. Greiner
    Eu já tinha lido a respeito da diferenciação entre os dois termos, mas sempre me confundia. Ótima explicação :)
  • http://www.pequenoguru.com.br Sylvio Ribeiro
    Excelente post sobre um assunto importante.
    • http://www.about.me/dennisaltermann Dennis Altermann
      Obrigado :) A ideia é trazer uma reflexão e discussão em torno do assunto.
  • Anônimo
    Eu andava confuso em relação a estes termos. Só que eu errava chamando “mídias sociais” de sistemas sociais haha. Bom artigo.
    • http://www.dennisaltermann.com.br/ Dennis Altermann
      Estes termos são complicados mesmo, até hoje não existe uma definição definitiva, vejo muitas gente que usa diferentes fôrmas de aplicar estes termos. Esta explicação que eu trouxe aqui é a mais comum e também a mais aceita.
      • Anônimo
        Mais comum e a mais plausível também :)
  • http://www.tinasamia.com.br Tina Sâmia
    Adorei o post. Vou compartilhar agora!
    • http://www.dennisaltermann.com.br/ Dennis Altermann
      Que ótimo! Obrigado :)
  • Ingrid
    Ótimo artigo!!! Agora podemos difernciar a funcionalidade dos dois…
    • http://www.dennisaltermann.com.br/ Dennis Altermann
      Que bom que gostou :) Qualquer dúvida é só avisar.
  • http://twitter.com/raphag Raphaella Godoy
    Achei ótimo o post. Inclusive, tem um artigo publicado na revista da Fundação Dom Cabral que diz a mesma coisa. Redes sociais são orkut, facebook. Twitter é um microblog, youtube é uma mídia de compartilhamento, blog são mídias de publicações e por aí vai..e tudo isso são mídias sociais.
    • http://www.dennisaltermann.com.br/ Dennis Altermann
      Verdade :) Mas também acho que não devemos nos prender tanto a definições, porque na grande maioria das vezes a categoria em que você pode encaixar ela não faz diferença para o seu uso.
  • http://caldodecana.blog.br Christyan Schneider

    A ideia de Redes Sociais antecede a existência da nossa geração.
    O conceito de rede social logo surgiu na
    antropologia social, mas até a década de 1940 o termo era apenas metafórico, ou
    seja, ninguém sabia ao certo como identificar as relações entre redes e os
    indivíduos que as formavam. Somente a partir da metade do século XX, os autores
    conseguiram perceber o elo entre as redes e os indivíduos participantes.

    Os graus de afinidades entre atores do meio
    social definem a qual rede estão ligados. Sendo assim, todos os vínculos
    sociais de um indivíduo estabelecem uma rede social. Um exemplo disso são
    colegas de trabalho, de profissão, amigos de faculdade, irmãos, primos, família
    em geral.

  • http://www.facebook.com/henriquezamboni Henrique Zamboni
    Muito bom o artigo!
  • http://www.facebook.com/people/Marcelo-Barcia/519412591 Marcelo Barcia
    Muito bem elaborado o artigo.

    Att,
    Marcelo

    • http://www.dennisaltermann.com.br/ Dennis Altermann
      Obrigado :) Espero que tenha aproveitado.
  • Ivete
    Adorei o artigo, foi ilustrativo, pois estava em dúvida como distinguir  “Blog”   e You Tube de “facebook” com os meus alunos.
    • http://www.dennisaltermann.com.br/ Dennis Altermann
      Que ótimo.
      Obrigado
  • Michele da Costa
    Gostei, bem esclarecedor. Será que um termo mais adequado ainda não seria Redes Sociais Digitais? 
    Abraços!
    Michele
    http://blogmidacosta.wordpress.com/ 
    • http://www.dennisaltermann.com.br/ Dennis Altermann
      Pode ser uma interpretação sim. Também sempre achei interessante a ideia de definir melhor o termo redes sociais, usando “redes sociais online” talvez.
  • http://twitter.com/camilinha_svs Camila Souza Santos
    Excelente artigo! Eu tenho usado o http://www.bookedto.com um calendário onde é possível compartilhar o seu futuro e tô gostando pra caramba… Tb gostei do http://www.pinterest.com
  • Flávia
    Gostei do post! Lendo parece ser simples, mas realmente parando para pensar nos dois de forma separada pelo que há de diferente e em comum acaba gerando certo conflito. 
    Bom, eu sempre pensei que se há possibilidade de interação com as pessoas não deixa de ser uma rede social (mesmo existindo sites específicos para tal), independente da finalidade. Eu concordo com a dimensão (na imagem) de Mídia Social até mesmo se for pensar dessa forma, pois hoje em dia grande parte (ou até mesmo a maioria) das Mídias Sociais permitem esta interação. Por isso o conceito de cada um passa a ser um pouco confuso, pois quase não existem mais barreiras.
    • http://www.dennisaltermann.com.br/ Dennis Altermann
      Verdade Flávia. Se formos ser mais criterioso em relação a estes termos, podemos considerar a “rede social” qualquer relação de pessoas, ou seja, existia antes mesmo da internet. E a “mídia social” é, como o nome diz, uma mídia que não é controlada apenas por 1 pessoa/empresa, este termo também não depende da internet para existir.

      Dai o problema começa quando tentamos colocar ambos os termos dentro da internet, o que gera muitas confusões sempre mesmo.

  • Sandro Tarabay
    Vou por outro lado do pensamento!

    Minha definição é:

    Redes Sociais Digitais: são todas as plataformas de relacionamento que você precisa convidar e ser convidado a fazer parte por exemplo, facebook, orkut, twitter, youtube, msn, google talk e por ai vai…

    Mídias Sociais Digitais: é a utilização dos espaços comercializáveis destas redes para divulgação, disseminação de informação, ou seja lá o que for, desde que você pague por estar lá.

    • http://www.dennisaltermann.com.br/ Dennis Altermann
      Interessante seu comentário Sandro, mas discordo, porque não acho que mídias sociais tenham qualquer relação com ser pago ou não.
  • Pedro Dalla Valle
    tem um infográfico que explica de forma muito engraçada como nós vemos essa diferença… dashhdasads http://mokasha.com/2013/03/09/explicando-as-redes-sociais-no-brasil-infografico/