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Como vender um produto através das rede sociais?

A grande dificuldade das empresas e ao mesmo tempo a grande dor de cabeça dos internautas são as empresas que ainda usam a web como uma ferramenta 1.0, como um meio de comunicação de massa. Levando em consideração essa realidade, a pergunta que muitos devem fazer é: “Como vender um produto nas redes sociais”?
A primeira coisa a ser compreendida por uma empresa que tem como objetivo vender qualquer coisa dentro da internet é que essa é uma ferramenta 2.0 e se baseia em interação, seja ela empresa X consumidor e/ou consumidor X consumidor. A diferença entre um meio de comunicação 1.0 e as ferramentas 2.0 é simples, o primeiro é conhecido como meios de comunicação de massa, como televisão e rádio, enquanto o segundo é baseado na troca de informações e interação entre os usuários, como pode ser visto nesta apresentação.

 
A forma 2.0 de venda, se bem planejada e mensurada, tende a vender tanto quanto às outras ferramentas que os anunciantes tem disponível hoje. Sim, em algumas situações os meios de comunicação de massa podem trazer mais resultado, ainda mais no Brasil onde a televisão tem uma penetração muito maior do que a internet, pelo menos por enquanto. Devemos nos lembrar que internet é uma ferramenta em expansão, ao contrário da maioria das outras mídias, que lutam contra as quedas.
Hoje no Brasil os segmentos que tem mais facilidade, diria até necessidade, de estarem presentes na web são as empresas ligadas ao público jovem e também empresas de comunicação, enquanto todos os outros segmentos já começam a ser obrigados em pelo menos mostrarem uma presença online, mesmo que tímida. É importante que toda empresa tenha alguma presença na web para aproveitar aquele público que já está conectado e também estar preparado para essa parcela de pessoas que está pesquisando as empresas antes de fazer uma compra, a tendência é que isso seja cada vez mais freqüente.
Mas para vender dentro das redes sociais não basta apenas estar ali, deve-se estar presente e pronto para possíveis interações. Uma empresa que oferece informações online e um suporte, mesmo que por e-mail, onde responde dúvidas sobre seus serviços/produtos, já consegue aumentar a confiança destes possíveis clientes. A tendência é clara, o número de internautas vai apenas aumentar e cada vez mais, a internet vai se fazer presente no dia-a-dia das pessoas. Em pouco tempo veremos o atendimento online sendo o mínimo que uma empresa deve fazer dentro da internet e a partir deste ponto, todas as outras formas de relacionamento com o cliente vão ser necessárias para você ter um diferencial dentro do mercado.
A partir do momento que a empresa entra nas redes sociais, seja Orkut ou Facebook, é importante que lembre-se de deixar a interação ficar no topo da lista, deixando de lado a ideia de sair vendendo diretamente. Quando há uma conversa, a empresa não deve ficar tentando empurrar produtos, deve prestar um serviço de atendimento de qualidade, tendo como objetivo apenas ajudar o cliente. Esse esforço para ajudar as pessoas vai agregar valor a marca e assim, fortalecer o branding dela. Nessas ferramentas 2.0 as empresas devem perceber que não estão ali para vender produtos, mesmo que esse seja o objetivo de toda empresa, ela deve estar presente para fortalecer a marca com o público e isso é muito importante, principalmente em mercados onde a concorrência é forte e a decisão de compra de um cliente se da nos detalhes. Na web 2.0 as empresas não mais vendem produtos diretamente, criam um relacionamento e fortalecem a marcas e isso vai fazer elas venderem mais depois.

Redes sociais: quando as empresas decidem explorar esse mundo

Por Dennis Altermann

Criei este blog para compartilhar alguns conteúdos relevantes sobre comunicação digital e o impacto dos meios digitais na sociedade. Aproveita para interagir comigo lá no Twitter @eu_Dennis