Como transformar fãs do Facebook em clientes?

É muito difícil encontrar alguém que não tenha uma conta no Facebook, e ainda mais difícil encontrar alguém que ao menos não conheça a maior rede social dentro do Brasil. O serviço que já passou de 1 bilhão de usuários faz tempo continua atraindo empresários que procuram se aproximar de seus clientes, seja para oferecer um canal de relacionamento mais próximo ou para tentar vender a sua marca através da internet.

Seja qual for o propósito, no final, todas as marcas que frequentam a rede social de Mark Zuckerberg estão sempre buscando transformar aquele monte de fãs, curtidas e vários comentários em vendas. Afinal, as empresas vivem de dinheiro e por isso investem seu tempo e dinheiro dentro da rede social.

Claro que isto não é uma tarefa fácil, depende muito do seu tempo, investimento, mercado e do seu público. O que você vende e como os seus consumidores se comportam dentro da rede social são fatores fundamentais para pensar em estratégias dentro de qualquer rede social.

Além de procurar conhecer melhor os seus fãs, é recomendado pesquisar concorrentes, acompanhar blogs e ler livros sobre o assunto. Estar sempre bem informado vai fazer você aproveitar o melhor de qualquer ferramenta, e no caso do Facebook não é diferente. Para lhe ajudar nesta tarefa, tenho duas recomendações:

Primeiro, recomendo ler o livro “Facebook Marketing: Transformando fãs em clientes” da nossa colega Camila Porto, que inclusive já escreveu aqui para o Midiatismo. Neste livro em formato digital ela explica muito bem todo o processo de trabalho com uma marca dentro da rede social. Se você trabalha ou pretende trabalhar a sua marca dentro desta rede social, esta é uma leitura obrigatória.

eBook Facebook Marketing

como-transformar-fans-em-clientes

Após a leitura deste livro você entenderá como funciona a rede social e como agir dentro dela, mas sabemos que o Facebook já tem quase 10 anos e mudou muito desde o seu primeiro dia. As mudanças ocorrem com uma frequência cada vez maior, pegando muitos de surpresa. Por isto, a segunda dica é sempre estar acompanhando blogs sobre o assunto, como o Midiatismo. Mas além de ler aqui, para quem pretende trabalhar com o Facebook, recomendo sempre ficar de olho no blog americano “All Facebook”, que traz todas as últimas novidades da rede social.

www.allfacebook.com

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail