Fan Pages: Como transformar um perfil no Facebook em uma página?

nova-ferramenta-migracao

Já falamos mais de uma vez aqui no Midiatismo a diferença entre uma fan page e um perfil no Facebook e agora vamos falar sobre como transformar perfil em página. Os perfis são direcionados apenas as pessoas físicas e não para empresas, marcas ou pessoas públicas, que tem as fan pages para suprir essa demanda. Apesar de que hoje o Facebook já recomenda a utilização da “assinatura” para figuras públicas.

Você pode entender melhor a diferença entre página (também chamadas de fan page) e perfil no post “Minha empresa deve ter uma página ou um perfil no Facebook?” e também no post “Fazer uma fan page ou um perfil no Facebook? Segunda parte“. O principal problema de usar perfis para empresas é que você pode ser bloqueado e perder completamente o acesso a sua conta, consequentemente a seus clientes.

Consciente do problema que o uso de perfis pessoais por marcas e empresas pode gerar futuramente, diversas pessoas procuram a melhor forma de fazer esta mudança de perfil para fan page. Até então o único modo para fazer isso era, com muita paciência, criar uma fan page e aos poucos ir convidando seus amigos para virarem fãs de sua página ou mesmo investindo em anúncios do Facebook (Facebook Ads) para tentar recuperar os seus fãs. Mas acalme-se, há uma outra maneira, bem mais eficiente.

O Facebook percebeu que, apesar de ser errado, a prática de se criar um perfil para uma empresa é muito comum. E ele oferece uma ferramenta muito simples (mas com muitos bugs) que ajuda no processo de migração de um perfil para uma página – mas que nem sempre funciona. Portanto recomenda-se ter cuidado com a utilização dela.

Para conseguir fazer a migração e converter o perfil em página do Facebook, você precisa estar logado e acessar o link da ferramenta de migração. Lembre-se de que o processo não tem retorno, portanto tenha certeza do que está fazendo antes de qualquer coisa.

Clique aqui para converter o seu perfil em fan page

Problemas para migrar? Tente este Link Alternativo*

* Fevereiro de 2016: Eu cheguei a usar o novo link de conversão e funcionou normalmente, mas logo após isto o link aparece como quebrado. Você pode testar ambos os links para converter o seu perfil, ambos devem levar para o mesmo destino.

Algumas recomendações para você transformar perfil em página:

  • Recomendo antes de você fazer a conversão, ler alguns dos comentários deste post. Muitas pessoas tiveram diversos problemas, de todos os tipos, mas na grande maioria das vezes têm funcionado;
  • Outra recomendação é que quando for fazer a migração, remova todas as páginas que este perfil é administrador. Não precisa excluí-las, basta passar a administração para o seu perfil pessoal ou de alguém que você confie. Muitas das pessoas que relataram problemas eram administradoras de outras páginas ou simplesmente perderam administração de outras fan pages ao transformar o perfil em página;
  • Fazer um backup dos arquivos é apenas uma precaução, mas os dados guardados nele não podem ser restaurados na fan page e caso queira utilizar o backup será através de um processo manual, ou seja, publicar novamente todas as fotos! A criação deste backup pode demorar algumas horas;
  • Durante a conversão você irá apenas transformar amigos e pedidos de amizade em fãs (Sim, pedidos de amizades também serão transformados em fãs), todo o resto do conteúdo será perdido. Mas leve em consideração que é melhor ‘perder um pouco agora’ do que perder muito mais depois; Observação (06/01/2016): Alguns usuários reportaram que essa conversão não transforma mais amigos em fãs, então muita atenção na hora da mudança.
  • Os fãs não aparecem instantaneamente, as vezes o processo completo de conversão pode demorar algumas horas ou dias;
  • Caso você tenha tido problemas e quer reverter a conversão, pode tentar usar este formulário, mas não é certo que vá funcionar, pois ele é voltado a perfis que foram migrados erroneamente;
  • Após estar utilizando a sua fan page, aproveite para personalizar o visual dela, confira algumas dicas >>.

Desde 2016 ao realizar a conversão, você verá uma tela semelhante a está:

Ferramenta para transformar perfil em página no Facebook Conclusão da ferramenta de conversão de perfilem fan page no Facebook

Antigamente, ao acessar o link para conversão, você recebia a mensagem abaixo:

Sua foto do perfil será usada em sua nova Página, e todos seus amigos se tornarão automaticamente pessoas que curtem sua Página. Nada do seu outro conteúdo será movido para cá. Você ainda poderá entrar no Facebook com seu endereço de e-mail e senha atuais. Saiba mais ou comece escolhendo um tipo de Página abaixo: – Parece que o Facebook não transforma mais os amigos em novos fãs.

Observação: Algumas pessoas tem reportado que nem sempre a ferramenta funciona, portanto tome cuidado e faça teste antes. Para evitar maiores estragos, sempre faça um backup de suas informações. Caso queira guardar todas as suas informações, acesse a área de configuração da sua conta ( www.facebook.com/editaccount ) e procure pelo menu “Baixe suas Informações” – Lembre-se que as informações feitas no backup não podem ser restauradas.

É possível juntar duas ou várias páginas depois da migração?

Antigamente era bem complicado, mas desde 2016 é bem fácil juntar múltiplas páginas desde que elas representem a mesma marca/empresa e que você seja administrador de ambas, como mostra a imagem abaixo:

Ferramenta para unir e mesclar múltiplas páginas no Facebook

Para unir duas páginas e fazer essa mescla, você acesse este link dentro das configurações da página.

Como fica o endereço da página, também chamado de nome de usuário (username)?

Em teoria o nome de usuário da página que tem mais fãs deve permanecer. Em caso de conversão, o nome de usuário do perfil irá permanecer. Para alterar ou colocar um nome de usuário, esse este link.

Caso você tenha outras dúvidas sobre o nome de usuários de perfis e páginas, acesse o post “Tudo que você precisa saber para trocar URL da sua fan page no Facebook“.

Nome de usuário inválido?

Caso o username escolhido não seja liberado, tente uma pequena variação dele ou procure saber se não é um nome bloqueado. Algumas pessoas relataram que não conseguiram utilizar o nome do perfil.

Alguns casos como “Minha Loja” não foi aceito, mas a pessoa tentou “A Minha Loja” e a conversão foi feita com sucesso.

Caso se trate de uma marca registrada, você pode entrar em contato com o Facebook para pedir liberação do /username referente a sua marca.

O que acontece com os amigos, pedidos de amizade e assinantes do meu perfil?

Durante a conversão, se tudo ocorrer normalmente, todos os amigos, pedidos de amizade que não foram aceitos e assinantes do perfil devem ser convertidos em fãs de sua nova página. Caso isto não ocorra, recomenda-se esperar alguns dias, pois como sabemos, a ferramenta oferecida pelo Facebook tem vários problemas e muitos deles aparecem sem explicação.

Lembrando que algumas pessoas têm reportado que atualmente a conversão nem sempre converte todos amigos em fãs.

Existe alguma outra ferramenta para fazer a conversão?

Atualmente não, apenas a ferramenta de conversão oferecida pelo Facebook – mesmo com os problemas, é o único modo.

Sou pessoa física, mas tenho mais de 5 mil amigos, devo fazer a conversão?

Como muitos devem saber, o Facebook tem o limite de cinco mil amigos para qualquer perfil da rede social. É muita comum ver casos de pessoas que aceitam todos os pedidos de amizade que aparecem e acabam lotando o seu perfil. Neste caso o Facebook não irá lhe obrigar a converter o seu perfil para fan page, mas é recomendado que você ative a opção de assinatura (veja mais informações aqui).

Lembre-se de deletar algumas pessoas do seu perfil caso queira poder aceitar novas solicitações de amizade.

Tive problemas com a conversão, o que devo fazer?

O único modo de reverter a conversão de perfil em fan page é o formulário de apelação de reversão, que deve funcionar apenas se você tiver um perfil que foi erroneamente convertido. Caso queira tentar clique aqui. Lembrando que este link serve para aqueles que, por alguma razão, acreditam que a conversão foi indevida.

Nem sempre eles respondem, mas é uma das melhores chances de retornar ao estado anterior de uma conversão que teve problemas.

Quero reverter a conversão! Como faz?

Infelizmente o Facebook não oferece uma opção de voltar atrás, MAS ele tem um formulário para reversão caso você tenha feito a conversão do seu perfil em página sem querer. Basta acessar este link para solicitar a reversão da transformação.

Caso o perfil seja realmente de uma empresa, pode ser que o Facebook não libere a reversão. Neste caso, não há muito o que fazer.

Erros frequentes ao transformar perfil em página no Facebook

É muito comum, ao tentar fazer a conversão do perfil, se deparar com a seguinte mensagem:

Complete this process on a recognized device – For your security, you need to complete this process from a computer you’ve used for browsing Facebook in the past. If this isn’t possible, contact customer support.

Concluir este processo em um dispositivo reconhecido, Para sua segurança, é preciso concluir este processo a partir de um computador que você usou para navegar Facebook no passado. Se isso não for possível, entre em contato com o suporte ao cliente.

Caso ocorra este problema, não tente entrar através de outro computador/internet. Espere alguns poucos dias e tente novamente. Em geral isto resolve este problema.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail

Publicado por

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.