Uso de citações, #hashtags e imagens aumentam a chance de receber um retweet

Apesar de não ser mais a principal ferramenta de comunicação das marcas, o Twitter ainda pode ser uma ótima ferramenta de comunicação com os consumidores. Quem ainda trabalha com o microblog, sempre está em busca das melhores formas de se conseguir interações por ali.

Mais uma vez trago aqui as pesquisas de Dan Zarella, da Hubspot, que mantém em seu blog uma variedade de estudos e pesquisas relacionadas às diferentes mídias sociais. Desta vez é sobre como conseguir mais retweets em seus tweets. Usando como base centenas de milhares de tweets aleatórios, Dan concluiu que o uso de #hashtags e citações tem uma chance consideravelmente maior de receber retweets.

Segundo a pesquisa, um tweet contendo uma ou mais hashtags tem incríveis 55% a mais de chance de ser retweetado.

hashtags_retweets

Já um tweet contendo alguma citação, o aumento é de 30%.

quotes_retweets

Em uma segunda pesquisa, foi feito um estudo sobre a quantidade de retweets em tweets contendo imagens. Como mostra o gráfico abaixo, o uso da ferramenta de envio de imagens padrão do Twitter aumenta em 94% a chance de receber um retweet. Por outro lado, a mesma pesquisa mostrou que o uso de serviços de terceiros, como o Twitpic, apesar de aumentar o engajamento, não é tão eficaz.

Outro dado importante de se citar, é que os tweets contendo imagens do Instagram ou Facebook têm desempenho inferior a um tweet convencional. Apesar de o autor da pesquisa não citar o motivo, eu iria atribuir ao fato de que tweets automático (como do Instagram e Facebook) tendem a ter um engajamento menor, por serem mensagens/links semelhantes a outros.

twitter_images

 

O que você faz para receber mais retweets?

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail