Branded Apps: Aplicativos como plataformas de anúncio.

Os Branded apps, que podem ser traduzidos como aplicativos patrocinados, são mais uma ferramenta que cresce no mercado digital. A procura do marketing em driblar os preconceitos das mídias tradicionais e continuar influenciando o consumidor obrigam os profissionais a pensarem em novas formas de estar presente no dia-a-dia dos consumidores.

A utilização dos aplicativos está se popularizando muito graças aos ::tag(“dispositivos-moveis”, “smartphones”)::, já que estão cada vez mais presentes no dia-a-dia. Apesar deste crescimento da procura ser por conta dos dispositivos móveis, os aplicativos também estão presentes em vários outros locais, como Desktops, Browses e outras tecnologias.

Diversos aplicativos

Para um aplicativo ser bem recebido ele deve seguir algumas regras básicas:

Seja útil, ninguém quer mais um aplicativo inútil.

A busca pelos aplicativos patrocinados fez com que surgirem diversas ferramentas inúteis. As pessoas procuram utilizar ferramentas em seu dia-a-dia para facilitar as suas vidas e é para isso que devem servir os aplicativos.

Aplicativos voltados ao entretenimento podem ser um pouco mais “inúteis”, mas devem ser atraentes, a pessoa deve sentir que aquele tempo gasto não está sendo perdido.

Aplicativos da Pizza Hut para Iphone, um bom exemplo de Branded App

Aplicativos da Pizza Hut para Iphone, um bom exemplo de Branded App

Layout atrativo é mais importante que a marca.

O erro que algumas empresas cometem ao criar aplicativos com propaganda é de esquecer que a pessoa está adquirindo aquele apps para usufruir e não para ser bombardeado por sua marca.

Um design bem construindo, facilitando a utilização da ferramenta é muito importante e as vezes pode ser o que vai definir se o consumidor vou escolher o seu aplicativo ou o de um concorrente.

Sim, sua marca deve estar presente, mas deve ser bem integrado com o contexto e se encaixar bem dentro do layout. A marca deve fazer parte da ferramenta é não apenas “estar ali”.

Aplicativos tem vida útil. Inove criando ou modificando.

São poucos os aplicativos que conseguem durar para sempre, afinal, se ele exerce uma função muito útil, logo vão surgir diversos concorrentes com o mesmo objetivo.

Tenha em mente que este aplicativo terá a necessidade de alterar um dia e é possível que as vezes seja melhor investir em uma nova ferramenta.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail


Notice: get_currentuserinfo está obsoleto desde a versão 4.5.0! Use wp_get_current_user() em seu lugar. in /home/midiatismo/www/wp-includes/functions.php on line 3831