Blaving: A vez da “voz”

Quem está no universo da Internet já há muitos anos (este que escreve, por exemplo). Assistiu as evoluções iniciadas pelo aprimoramento das tecnologias. O webcam que fez surgir o Velho conhecido, NetMeeting, os programas de compartilhamento como o famigerado Napster, Morpheus, Kazaa, até chegarmos hoje às “febres” das redes sociais como o Orkut, Facebook e Twitter

Vamos ficar com essa última, e se o seu Twitter falasse? Parece sátira de filme antigo da Disney, não? Mas a proposta do Blaving não foge essa pergunta. O site é uma espécie de microblogging em que você fala e cria amigos da mesma forma, com seguidores e pode também seguir outras pessoas.

Minha primeira experiência com o Blaving foi um tanto confusa. A princípio eu imaginei que ele fosse muito mais próximo do que é um podcast do que outra coisa. Aliás, deixa explicar como funciona. Se no Twitter você precisa de pelo menos 140 caracteres para escrever e passar qualquer informação, no Blaving você tem até dois minutos para gravar o que você quiser. A grande vantagem é que a rede tem acesso às principais redes sociais e você pode compartilhar as mais diversas informações com outros de diversas redes.

Blaving, a rede social de vozes

Outro aspecto interessante do Blaving é a sua fácil utilização pelas mais diversas plataformas. Ou seja: Se você tem um smartphone, ou um Blackberry você vai poder mandar seus áudios sem problemas pela rede.

Seria então um resgate à origem das comunicações radiofônicas? Bom, como sou um entusiasta e pesquisador de rádio e mídia sonora, me diverti legal com a rede, mas ainda é prematuro para dizer que ele terá um sucesso garantido nos próximos anos. Contudo eu recomendo a experiência… Só deixo aqui um aviso: A rede funciona muito bem em navegadores como o Chrome e o Firefox. Alguns vêem problemas utilizando o I.E. Mas, parece que a nova versão do navegador da Microsoft suporta. Então, que tal dar a vez da voz?

Link Relacionado:

O que é o Blaving?

PUBLICADO POR

Rafael Gomes

Jornalista, Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Sergipe e estudante de Direito pela Unit.. é Pesquisador na área de Redes Sociais, Mídia Sonora e Novas Tecnologias, colaborador do site da United Press International University (UPIU) e do Midiatismo, Possui um Blog específico na área de Rádio e Novas Tecnologias.

Leia mais sobre
Novidades e atualizações, direto em seu e-mail