Baidu, empresa por traz do maior buscador da China, começa suas operações no Brasil

baidu-evento-brasil

O Baidu, buscador chinês e um dos maiores buscadores do mercado, conhecido como o Google do oriente, está chegando oficialmente ao Brasil. Apesar de já ter aberto escritório ano passado, foi em uma coletiva de imprensa na última terça-feira (12) que foram anunciados os primeiros passos da empresa por aqui.

Não, o buscador do Baidu ainda não vai funcionar por aqui. Apesar de terem mostrado bastante interesse neste mercado, questionando porque o Google tem market share de 70% a nível mundial e pouco mais de 90% dentro do Brasil, o Baidu deve oficializar a chegada de seu navegador por aqui apenas daqui algum tempo. Será que eles teriam chance contra o domínio do Google? Outras empresas já tentaram, mas no Brasil parece que outros buscadores têm bastante dificuldade. Não podemos esquecer do fato de ele ser o site mais visitado na China e o 5° mais visitado no mundo inteiro, segundo o Alexa Rank.

Entre os produtos que a empresa está lançando por aqui estão os aplicativos para desktop com Windows e aplicativos para Android. Além disso, a abertura do serviço Hao123 (br.hao123.com/) por aqui, que funciona como um diretório dos principais endereços para os iniciantes na internet. Entre os programas que devem ganhar adequação ao Brasil estão:

  • Baidu Antivirus (Windows)
  • PC Faster (Windows)
  • Spark Browser (Windows)
  • Du Battery (Android)
  • Du Speed Booster (Android)

Será que o Baidu tem alguma chance com o Google? Eu acho estranho a empresa sair para o mercado internacional, mas continuar com os mesmo padrões de identidade visual relacionados ao mercado oriental.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail