Avalanche de informações sobre eventos é algo interessante ou não?

Sempre que existe algum “grande evento” acontecendo pelo mundo as notícias, tirinhas, informações, links, brincadeiras e conversas, costumam girar basicamente em torno deste acontecimento. Recentemente tivemos a final da Taça Libertadores, depois passamos pelas Olimpíadas e agora estamos presenciando as Eleições.

Nem todo mundo que está nas redes sociais gostam de Futebol, assim como nem todo mundo gosta das Olimpíadas e muitos que não suportam ouvir falar de Política (mesmo sabendo que todos deveriam se interessar por este tema), e como existe esta rejeição, e mesmo para aqueles que gostam do tema, passam a se perguntar, qual a importância das redes sociais durante estes eventos.

Vemos diversas informações repetidas, e em vez de atrair a atenção das pessoas muitas vezes esta avalanche de informações sobre um mesmo tema acaba se tornando um aliado para que muitos pensem até mesmo em abandonar as redes sociais, outros acabam o fazendo durante um determinado tempo.

O excesso de informações sobre determinados eventos é bom ou ruim para você?
Clique para ampliar.

Será que as redes sociais durante estes eventos acabam perdendo a sua essência?

Falar sobre temas diversos, manter conversas e descobrir novos sites, links, temas entre outros, faz parte de quem navega pelas redes sociais, porem durante estes grandes eventos as informações tornam-se quase únicas, tornando a rede social em algo nem tão agradável assim.

A rede social que acaba tendo esta maior interferência de um só tema em algum evento é o Facebook, e quando isto ocorre muitos já começam a se perguntar quando irá existir um novo substituto para a rede social, muitos já começam a falar que a rede social de Mark Zuckerberg já proporcionou tudo o que tinha para proporcionar e está entrando em um momento de saturação, tendo como consequência a queda de atenção, acesso e retorno financeiro. Em outro post já foi abordado sobre o desaparecimento do Facebook – Estão dizendo que o Facebook vai desaparecer até 2020. Dá para acreditar?

Deixo aqui algumas perguntas que muitas vezes são feitas durante estes eventos.

  • Você mantem os acessos constantes durante estes eventos ou você diminui, já que irá encontrar muitas vezes notícias, informações, tirinhas, e outros conteúdos repetidos?
  • Você considera que as redes sociais têm chegado a um momento de saturação?
  • Você acredita que grandes eventos tiram a essência da rede social, ou ela apenas “realça” este grande evento?

Abraço e até a próxima.

PUBLICADO POR

Thiago Batista

Estudante de Gestão de Tecnologia da Informação através da Unisul virtual de SC. Trabalha na WRA Gestão em TI de Maringá. Amante de Tecnologia e um Eterno Aprendiz.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail

  • Olá, Tiago.
    Muito bons os teus questionamentos. Eu vejo da seguinte forma: tudo depende das pessoas que cada pessoa acompanha nas redes sociais e como ela organiza os filtros antevendo essas situações.

    Eu configuro o recebimento dos feeds de todos os meus amigos de acordo com o conteúdo que postam, se não me interessam, eu corto até mesmo por completo. Então, não fui atingida por essas febres de novelas, eventos, nem pela política.

    Então, o que as pessoas, ou marcas, devem se perguntar é se vale a pena correr o risco de ser esquecido por conta dos conteúdos que estão sendo compartilhados.

    Acredito que o Facebook chegou no auge e logo logo outra rede o substituirá, é assim que funciona. Mais cedo ou mais tarde, elas são trocadas por algo novo e interessante. 😉

    • Olá Daniela,
      Exatamente, os filtros contribuem muito para que nós possamos filtrar o máximo possível de informações que aparecem em nossas Timelines, porém o que podemos ver na grande maioria das pessoas é que as mesmas não costumam utilizar estes recursos o que acaba transformando esta avalanche em algo comum entre as pessoas que não estão muito antenadas sobre as noticias e novos recursos das redes sociais.
      Muito bem colocado sobre correr os riscos de ser esquecido, o que muitas vezes as pessoas, empresas e marcas acabam não pensando muito bem é exatamente isto, é normal ver nestes eventos pessoas, marcas e empresas compartilhando diversas tirinhas, noticias, links e por ai vai da mesma coisa, sem se quer lembrar que nem todo mundo quer ver a mesma coisa sempre, cabe aqui o discernimento assim como existe em qualquer conversa saber mudar de assunto e não ficar o tempo todo falando sobre o mesmo é essencial.


Notice: get_currentuserinfo está obsoleto desde a versão 4.5.0! Use wp_get_current_user() em seu lugar. in /home/midiatismo/www/wp-includes/functions.php on line 3831