Etapas a se percorrer em uma campanha de email marketing

Enviar emails em massa não é difícil, mas para fazer com que esses envios se transformem em conversões temos que nos atentar para vários fatores, sendo que o principal é ter claro as etapas que a pessoa que irá receber seu email deverá percorrer para executar a ação que você deseja, são elas:

Primeira etapa – O título, datas e horário do envio dos e-mails: A pessoa tem que abrir o e-mail, ou seja você tem que despertar o interesse dela para ler a sua mensagem, nesse caso pense bem em um título chamativo e que instigue  para a leitura da mensagem, mas cuidado com algumas palavras para seu e-mail não ser considerado um spam, evite usar palavras como gratuito, promoção, ganhe, enfim, palavras que dêem essa conotação.  Algumas dicas para se ter sucesso nessa fase são:

  • > Como não se tem um padrão de qual é a melhor hora ou o melhor dia para essa ação, podendo variar muito de negócio para negócio, o recomendado é que você faça testes, enviando e-mails em diversas datas e horas, até se chegar na melhor opção. O importante nesse momento é que sua mensagem esteja entre as primeiras no e-mail da outra parte aumentando, assim, a chance de ser lida;
  • > Faça títulos curtos e diretos e que chamem a atenção de quem o está lendo.

Segunda etapa – A mensagem: A sua mensagem tem que ser interessante para que quem está do outro lado tenha interesse em clicar no e-mail e ser direcionado para seu site ou para o local onde você quer continuar o relacionamento com ele. Nesse ponto não se esqueça que do outro lado está uma pessoa e não uma máquina, então envie uma mensagem com pessoalidade e faça como se aquele e-mail fosse feito para quem o está lendo. Como podem ter pessoas que não estão interessadas em seus e-mails deixe de forma clara como poderá descadastrar-se da sua mailing (opt-out). Segue algumas dicas para essa etapa:

  • > Não use imagens em anexo;
  • > Deixe uma chamada para o que você quer que o cliente faça como: compre, conheça…;
  • > Dê preferência as mensagens por html, e faça cortes na imagem para facilitar  o carregamento;
  • > Crie e-mails de teste no Gmail, Yahoo, Hotmail… lembre-se que nem todos usam o mesmo e-mail, e uma mensagem pode perder a formatação em um e-mail mas no outro não;
  • > No corpo do e-mail dê espaço entre um parágrafo e outro deixando o e-mail mais agradável de ser lido.

Terceira etapa – Landing page: Estamos perto de alcançar o objetivo proposto, agora é a hora em que a pessoa leu, gostou e clicou no seu e-mail, logo foi levada para o ambiente, que, você no início da campanha queria que ela estivesse. Agora é a hora que você irá ou não ter a conversão desejada, seja ele qual for, então, por favor cuide bem da sua landing  page para que sua campanha de e-mail marketing não seja um fracasso na última hora. Algumas dicas para essa etapa:

  • > Recomendo a leitura do artigo “A importância da Landig page para as campanhas de Marketing Digital” para sua campanha não ser um fracasso na última hora;
  • > Integre suas ações de e-mail marketing com seu Site/blog ou Hotsite;
  • > Deixe claro o que você quer ofertar àquele visitante, não me refiro apenas a produtos e serviços, mas, sim, ao objetivo proposto;

Antes de percorrermos essas etapas temos uma que é muito importante, que poderíamos chamar de etapa 0, é o opt-in, que é a aceitação da pessoa a receber os e-mails da sua empresa, nela você deverá deixar claro sua intenção, periodicidade de envios, que tipo de mensagem você irá enviar, se você enviar mensagens de terceiros deixe a opção para a pessoa escolher se quer ou não receber e-mails de outras empresa parceiras da sua.

Após essas etapas temos mais uma que não está diretamente relacionado ao nosso público e sim a sua empresa, que é a mensuração dos resultados da campanha. As ações de e-mail marketing podem ser acompanhadas por um Web analytics (Ex: Google Analytics), assim você poderá analisar sua campanha e fazer melhorias nas próximas.

PUBLICADO POR

Ricardo Euclydes Nazar

Fundador do Blog Cia do Marketing. Formado em Adminsitração pela Universidade Federal de Viçosa e em Ciências contábeis já atuou prestando consultorias para empresas no Estado do Amazonas e ministrando cursos em diversas áreas, há alguns anos atua como Gerente de Marketing e Vendas em uma empresa de TI do parque tecnológico de Viçosa-MG.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail

  • > No corpo do e-mail dê espaço entre um parágrafo e outro deixando o e-mail mais agradável de ser lido.
    Essa dica é super importante. É horrível abrir um e-mail de ter uma verdadeira redação, sem formatação, esperando para ser lida. O texto pode até ter o mesmo tamanho, mas se for intercalado com imagens e tiver uma "área de respiro", ficará bem mais agradável de ser lido!

  • Olá Felipe,

    É verdade, nada pior que receber um e-mail que é uma redação, nesse caso, provavelmente, a taxa de rejeição irá aumentar e o objetivo ficará comprometido.

    Abraços


Notice: get_currentuserinfo está obsoleto desde a versão 4.5.0! Use wp_get_current_user() em seu lugar. in /home/midiatismo/www/wp-includes/functions.php on line 3831