Categorias
Isso Muda os Seus Negócios

A relação das compras coletivas com a reputação de uma empresa

Alguns dias atrás vi o post “Compras coletivas prejudicam a reputação das empresas” no blog do Tarcízio Silva. O texto mostrava uma recente pesquisa relacionando o número de reviews (resenhas) no Yelp com a utilização da principal empresa de compras coletivas, o Groupon.
Para quem não conhece, o Yelp é uma popular ferramenta de resenhas de estabelecimentos construídas pelos usuários. O serviço não é muito popular no Brasil, mas nos EUA é o principal do setor e recebe milhares de resenhas todos os dias.
O gráfico abaixo mostra um pouco do que a pesquisa concluiu. A medida que aumentam o número de resenhas do estabelecimento, logo após a oferta no Groupon, a empresa vê a sua média de estrelas descer. Algumas empresas da área defendem que a vantagem das compras coletivas é expor sua marca e recuperar o valor investido posteriormente, mas se está ação faz sua reputação cair, pode não ser um grande negócio.

É importante que, caso empresa decida investir em compras coletivas, haja um planejamento, estratégia e conhecimento sobre o que está sendo adquirido. As duas grandes falhas das empresas que investem em compras coletivas são “vamos fazer porque está na moda” e não estar preparado ou atender corretamente a nova demanda que surge.
Eu acredito que as compras coletivas possam ser uma coisa muito boa para empresa, mas, como sinalizado acima, ela deve estar preparado e sabendo o que esta fazendo.

Por Dennis Altermann

Criei este blog para compartilhar alguns conteúdos relevantes sobre comunicação digital e o impacto dos meios digitais na sociedade. Aproveita para interagir comigo lá no Twitter @eu_Dennis