Categorias
Isso Muda os Seus Negócios

Conheça o InGame Advertising.

Em uma época onde se fala tanto em mídias sociais e redes sociais, o marketing digital vem ganhando cada vez mais destaque. Mas muitas vezes as pessoas não sabem que este tipo de marketing vai muito além das mídias sociais, ele pode estar dentro do seu jogo preferido.
Já falamos aqui sobre os ::aqui(“https://www.midiatismo.com.br/o-marketing-digital/jogos-sociais-publicidade-branded-social-games”,”branded social games”)::, aqueles jogos criados por marcas com o objetivo de, através da interação e socialização, fortalecer a marca na cabeça do consumidor. Mas existe uma outra modalidade envolvendo os jogos e a publicidade, são os InGame advertising, ou em tradução literal, anúncios dentro de jogos.

Está modalidade consiste na utilização de espaços de mídia dentro de jogos de videogame e computador, assim como se faz na vida real para alugar espaço em um banner, você aluga um espaço dentro de um universo digital.
A compra destes espaços pode se dar de duas formas, fixa ou alugada. A fixa é quando se compra um espaço fixo em determinado local de um jogo, ou seja, aquilo fica ali para sempre (era comum antigamente) e hoje em dia esta se tornando comum o aluguel destes espaços, que mostra a mídia nos jogos online.
É uma ótima ferramenta para empresas que tem como público-alvo justamente aquele que joga certos games específicos. Uma empresa pode utilizar um espaço dentro de seu jogo para anunciar um próximo lançamento, por exemplo. Já os anúncios fixos são interessantes apenas para anúncios institucionais, pois vão aparecer ali para sempre.
Este é um mercado pequeno, mas que tem muito potencial. Veja alguns exemplos do InGame Advertising fixo e alugado.
Propaganda do Obama nos jogos.

Anúncio de Obama no game da NBA
Anúncio de Obama no game da NBA

Um exemplo de anúncio fixo, no jogo Taxi Driver.
Um exemplo de anúncio fixo, no jogo Taxi Driver.

E aqui temos alguns vídeos com exemplos e uma matéria sobre o In Game Advertising:

UoD | In-Game Advertising #3 Esportes from Gustavo Giglio on Vimeo.

Como você pode ver, existem diversas formas de se “explorar” a publicidade dentro dos jogos, seja através de anúncios convencionais, branded games/apps, etc.
A próxima vez que você quiser investir em mídia digital pense bem, talvez os anúncios em jogos possam ser uma ótima escolha.

Por Dennis Altermann

Criei este blog para compartilhar alguns conteúdos relevantes sobre comunicação digital e o impacto dos meios digitais na sociedade. Aproveita para interagir comigo lá no Twitter @eu_Dennis