A internet pode mudar o seu voto

Agora que a #worldcup já passou, o principal evento do ano é o período de eleições. Queira você ou não, goste ou não, você é obrigado a votar, mas por que dar votos para qualquer um ou votar em branco/nulo enquanto você pode fazer uma pequena parte pela democracia de seu país? Este texto começo parecendo mais um sermão de ano eleitoral, mas o objetivo é diferente, não estou aqui tentando convencer você que deve votar, muito menos em quem deve, estou aqui por outra razão. A web mais social traz diversos benefícios, além de ter acesso mais fácil a informações através das mídias sociais, estas ferramentas permitem as pessoas mostrarem sua opinião e discutirem sobre política com pessoas que tem interesse em discutir o tema.

Também há diversas ferramentas que podem facilitar a escolha da pessoa em quem você vai votar. O destaque deste post vai para o Excelência.org.br, um portal que tem como objetivo catalogar automaticamente o nome de vários candidatos aos mais diversos cargos políticos do país, trazendo desde informações pessoais, sobre o seu passado, ficha criminal, lista de presença/falta para quem trabalha em Brasília, enfim, uma ficha completa para você conhecer muito bem o seu candidato antes de dar-lhe o voto.

Não apenas a internet, mas os aparelhos móveis também têm sua importância dentro das eleições 2010, afinal, Obama utilizou muito bem o SMS Marketing (marketing baseado em mensagens de texto) e podemos esperar que alguns políticos tentem repetir o feito do atual presidente americano. Também há aplicativos para smartphone que podem auxiliar qualquer um a acompanhar as eleições, como este que foi lançado recentemente pelo jornal O Estado de S. Paulo que acompanha simultaneamente diversas fontes de pesquisa sobre as intenções de votos, como na imagem a baixo:

Em nossa página do Facebook há um quadro de discussões sobre política e a internet, onde objetivo é discutir sobre a situação da internet dentro da política brasileira.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail