A importância da usabilidade em tempos de uma web tão dinâmica.

Qualquer grande projeto hoje em dia deve ter uma pontinha no universo digital, mesmo que apenas tenha sido pensada a possibilidade. Quando tratamos de criações para web e tecnologia em geral, é fundamental lembrar da usabilidade.

Não importa se estamos falando de sites, e-mail marketing, aplicativos, programas, branded games ou mesmo aquela newsletter da empresa, devemos sempre pensar na interface do usuário e em todas as formas possíveis de utilização do que você está desenvolvendo.

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O que exatamente é a usabilidade e para que ela serve?

O objetivo de se investir na interface do usuário é proporcionar uma navegação simples, rápida e sem muitas dúvidas. Olhe para o seu navegador, por exemplo, você consegue acessar tudo que precisa de forma fácil? Ou acha que existem muitos botões e que isso torna tudo mais confuso?

Quando vamos aplicar isso a realidade de mercado devemos pensar na importância de fazer com que o cliente consiga acessar o que procura em seu site da maneira mais fácil possível. Imagine que um usuário acesse pela primeira vez, ele consegue saber onde tem que clicar para chegar até uma determinada área? Isso está explicito ou ele precisa ter um conhecimento razoável em navegação na web?

Princípios básico da Usabilidade.

Princípios básico para uma boa usabilidade.

A grande questão por trás de qualquer usabilidade é achar o equilíbrio na necessidade de elementos, ou seja, muitos elementos deixam a pessoa confusa, poucos elementos dificultam as chances de ela encontrar rápido o que procura.

Nesta parte do desenvolvimento, conhecer o público-alvo também é super importante. Você vai precisar saber quem vai acessar o que você esta fazendo para conseguir desenvolver uma plataforma baseada no “como eles usam isso”.

Esteja sempre prestando atenção, seja objetivo e aprenda a perceber as necessidades dos consumidores. Voltando ao exemplo dos navegadores, no começo tinham vários botões e funcionalidades, agora ele são minimalistas e priorizam o conteúdo. Você acha que fizeram isso porque queriam? Não, é por que após muito estudos começaram entender que era isso que os usuários procuravam.

Quando se trata de usabilidades de websites você deve prestar atenção nos pontos quentes:

A visão do internauta é extremamente seletiva, portanto é de suma importância conhecê-los para saber como e onde posicionar ferramentas e informações.

Aqui você pode conferir as áreas quentes de quando um internauta está navegando em um website. Perceba que as áreas de interesse se concentram na parte superior e na lateral esquerda, também dando bastante enfase na área central onde, em geral, se encontra o conteúdo.

"Ponto quentes" do WebDesign

"Ponto quentes" do WebDesign (clique para ampliar)

Como aplicar estes conceitos no seu e-mail marketing, por exemplo:

O e-mail marketing é uma ferramenta que já está inserida na cabeça das pessoas, ou seja, elas já estão acostumadas a ver e por isso você deve chamar atenção de alguma forma. Ao mesmo tempo que tenta se diferenciar, você deve entender que o receptor não pode se sentir perdido ao ler a mensagem.

Um sistema básico que deve ser respeitado é saber usar a parte do topo para explicar rapidamente o que você está oferecendo e esta área é a que vai convencer ele a continuar lendo.

Na segunda parte você deve aproveitar para colocar o conteúdo de forma organizada, que não confunda o leitor. Se você está fazendo uma listagem de produtos em promoção, saiba usar o espaço para mostrar o produto, colocar algumas informações importantes e coloque um botão para direcionar o usuário para o local que tenha mas informações sobre aquele produto. Por ter pouco espaço, evite desperdiça-lo, mas também cuide para que os botões não se confundam.

No rodapé do e-mail, a parte mais baica dele, use como assinatura para oferecer informações e links importantes, principalmente aqueles relacionados a contato, área de atendimento, suporte, FAQ, formas de pagamento e outras informações adicionais.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

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