A abertura oficial da Campus Party e o primeiro dia de evento. #cpbr6

Nesta semana começou a 6ª edição da Campus Party, como você viu no último post. Hoje (28, segunda-feira) tivemos por aqui apenas a abertura oficial do evento, que ocorreu as 21:30 horas no Palco Principal.

Durante a abertura, houve agradecimento aos patrocinadores e colaboradores do evento e a presença de diversos representantes de estado, entre governadores, diretores de estado e participações ilustres, como Buzz Aldrin, um dos primeiros homens a pisar na lua e que deve palestras amanhã (29) as 13:00 horas no Palco Principal. Também subiu ao palco o representante da Intel para falar da realização da “Intel Extreme Masters”, campeonato mundial de games patrocinado pela a empresa.
Notice: WP_Query foi chamado com um argumento que está obsoleto desde a versão 3.1.0! caller_get_posts está depreciado. Utilize ignore_sticky_posts no lugar. in /home/midiatismo/www/wp-includes/functions.php on line 4023

Parte de infraestrutura que se encontra no centro do evento.

Parte de infraestrutura que se encontra no centro do evento.

O primeiro dia foi marcado por duas homenagens a pessoas que nos deixaram neste ano, a primeira destas foi para as vítimas do incêndio em Santa Maria, o segundo maior desastre do país e que abalou a todos neste Domingo antes do início do evento. A segunda – e principal – homenagem foi a Aaron Swartz, ativista conhecido por sua influência em diversas tecnologias e ferramentas digitais que usamos até hoje, que se suicidou no começo de Janeiro/13.

Visão geral do evento, ainda sem nenhuma palestra acontecendo.

Visão geral do evento, ainda sem nenhuma palestra acontecendo.

A presença de grandes personagens governamentais mostra o quanto os governos federais e do estado de São Paulo investem neste evento, tentando comprovar a frase que repetem muito nos últimos tempos: “Vamos transformar a Campus Party na garagem do Vale do Silício no Brasil”, fazendo uma alusão ao “Vale do Silício”, região mundialmente conhecida dos EUA onde “moram” as grandes empresas da internet, como Google e Facebook.

Para encerrar a abertura, que foi o único acontecimento oficial do dia, foi chamado ao palco o humorista já conhecido no Youtube, o Marcos Castro.

Eu e o boneco da Mozilla Firefox, que está passeando pelo Campus para divulgar o Firefox OS.

Eu e o boneco da Mozilla Firefox, que está passeando pelo Campus para divulgar o Firefox OS.

Em relação ao primeiro dia de evento, algumas rápidas impressões. Algumas coisas importantes mudaram, toda a parte de cadastramento e entrada no Campus, assim como a praça de alimentação do evento, estão sem filas (pelo menos por enquanto), algo que não se via no ano passado. Em 2012, apenas para entrar, tive de ficar horas na fila no primeiro dia. Desta vez, nem fila tive que enfrentar. Será que estão mais organizados ou temos menos gente?

Muitos acusaram os organizadores do evento de terem procurado lucrar com o evento ao praticamente dobrar o custo do ingresso de 2012 para 2013, portanto, muitos compuseiros “boicotaram” o evento em 2013, o que leva muitos a acreditar que neste evento teremos menos participantes. Confesso que parecia isto mesmo, mas na parte da noite o evento já parece tão cheio. Teremos que esperar até o começo das palestras para ter mais certeza sobre isso.

O evento melhorou bastante a estrutura, colocando os palcos mais separados, desta forma não há uma interferência tão grande do som de um palco no outro, como ocorria em 2012. O lugar realmente parece mais espaçoso, mais organizado, vamos ver se isto vai se confirmar ao longo da semana.

Outras coisas continuam iguais, como o grito de guerra (“oooooooooo“) e as filas mágicas que surgem do nada, como se as pessoas brotassem do chão,  entrando em filas quilométricas sem nem saber o porque. Tudo isto está igual.

Agora vamos esperar pelos outros dias para ver o conteúdo será tão bom quanto foi no ano anterior.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail

  • Legal! Aproveita… depois quero saber das palestras que tu foi! 😀

    • Não sei se vou conseguir, mas quero tentar fazer 1 post para cada palestra, se o tempo permitir 🙂


Notice: get_currentuserinfo está obsoleto desde a versão 4.5.0! Use wp_get_current_user() em seu lugar. in /home/midiatismo/www/wp-includes/functions.php on line 3831