5 dicas para construir um bom site mobile de empresas

No começo as pessoas também não tinham certeza se era certo investir em um website. Hoje fica cada vez mais difícil encontrar alguma empresa que não tenha ao menos tentado ter alguma presença online.

Hoje as pessoas ainda questionam se vale a pena fazer um site para dispositivos móveis. Daqui alguns anos eu tenho certeza que estas questões vão ser como perguntar nos dias de hoje se faz sentido uma empresa ter pelo menos um site.

Este mercado está crescendo e nem sempre as empresas de comunicação responsável por oferecer as empresas estas possibilidades estão preparadas para construir um site adaptado a estes pequenos aparelhos que carregamos em em nossos bolsos.

Portanto deixamos aqui cinco dicas que devem SEMPRE ser pensadas quando estamos construindo um site (ou qualquer serviço) para os dispositivos móveis.

Utilize botões grandes, nada de botão em texto fonte 6:

Hoje sabemos que grande parte do mercado de pessoas que acessam algum site via dispositivos móveis tem um celular touch (com tela sensível ao toque), portanto devemos levar em conta que a pessoa vai querer clicar nos botões utilizando os seus dedos.

Esta dica é bastante básica, mas muito importante sempre estar atento. O mercado é novo e já vi muitas empresas que apenas fazia o site mobile como uma redução em escala do seu site.

É comum ver que empresas apenas façam uma miniatura do site normalmente é adaptam para as pequenas telas, mas saiba que vai muito além de apenas reduzir o site.

Rápido, leve e sem demora:

Muitos dos acessos de celular acabam vindo de acesso por conexão de dados 2g ou 3g e em geral estas conexões não costumam ser tão rápidas (principalmente no Brasil). Lembre-se que as pessoas nem sempre vão estar acessando através de uma wi-fi e portanto deve ser muito bem estudada as possibilidades de tornar aquele trabalho o mais leve possível.

Exemplo do site Globo.com na versão Mobile

Pense em todos os dispositivos, não apenas no seu:

Atualmente no mercado de dispositivos móveis temos diversos marcas e sistemas em uso. Dependendo da região e nicho que você atua, podemos estar falando de celulares comuns que usam Symbian antigo, podemos estar falando de pessoas que usam iPhone com plano de dados ou mesmo pessoas que usam Android apenas em local Wi-Fi.

 

Saber identificar o seu público para saber qual a melhor forma de se adaptar tecnologicamente a ele é extremamente importante se você quer fazer um site mobile. Nada de fazer um site apenas para o aparelho que seu cliente (ou você) usam.

Seja objetivo, procure oferecer com facilidade o acesso as informações:

Seja objetivo. Quem acessa através do celular geralmente procura uma informação específica e não está ali por acaso, portanto deixe-o encontrar o que precisa mais rápido possível.

Nada de vários menus, subcategorias, etc. Se for o caso de haver bastante conteúdo, pense em formas de diminuir o número de cliques para chegar até determinada informação.

Utilize bem a tecnologia disponível e tenha certeza que ele vai ser o mais acessível possível:

Como comentado acima, precisamos estar sempre preparados para todas as tecnologias possíveis, mas devemos focar muito bem naquela que queremos atingir. Para tentar abranger um número maior de possibilidades é sempre interessante seguir os padrões estabelecidos e procurar deixar o site acessível de várias formas, para isto é importante conhecer as tecnologias disponíveis e ter certeza de que seu site vai ser visto da mesma forma em aparelhos antigos e até nos mais modernos.

Valide o site no W3C *Mobile:

http://validator.w3.org/mobile/

*W3C procura regular padrões para web, ::aqui(“http://www.w3c.br/Sobre”,”veja mais aqui”)::

Faça alguns testes:

http://ready.mobi é um site que você pode acessar para fazer alguns testes em seu site, assim como no http://www.opera.com/mobile/demo/.

Leitura recomendada com mais técnicas para otimizar sites para dispositivos móveis: ” ::aqui(“http://marcelo.todoinfo.com.br/mobile-dica-iniciando/”,”Dicas de como começar a criar um site para Mobile”):: “

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail