3 dicas para a criação de conteúdo relevante para as redes sociais #cirandablogs

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Em tempos de branded content, percebemos que o conteúdo que uma marca compartilha ajuda a construir a sua imagem e tem respaldo direto no valor daquela marca dentro da internet. Por isto, é cada vez maior a preocupação destas marcas com a relevância do seu conteúdo. Apenas postar no Twitter não tem mais o mesmo efeito que tinha, você precisa pensar, planejar e executar com muito mais cuidado.

Vamos entender um pouco melhor quais são os principais pilares para a construção de um conteúdo relevante dentro da internet.

Conheça o seu Público-alvo

Apesar de ser um clichê para qualquer ação de comunicação, a definição do público que vai receber aquela mensagem é essencial. Além de saber com quem você está falando, é importante saber como aquele público interage, como ele usa o serviço que você está usando e como ele responde a diferentes tipos de conteúdo e interação.

Sempre é importante salientar que nem sempre o público-alvo do seu produto/serviço será o mesmo público das redes sociais. Na internet, às vezes, a marca pode focar em determinado público ou mesmo se deparar com pessoas que nem imaginava que tinham interesse na marca. De uma forma ou de outra, sempre é fundamental a empresa ter bem claro qual o seu objetivo ali dentro, isto evita confusões de público alvo também.

Uma confusão muito comum é começar a trabalhar e dar atenção a todos que interagem com a sua marca, mesmo que não sejam potenciais clientes. Por isto, a empresa acaba trabalhando com conteúdo que agrada mais ao público que interage e não o verdadeiro público alvo. Um caso muito comum é a utilização de memes; marcas mais tradicionais nem sempre têm o número de interações que gostariam, então acabam trabalhando com memes, isso gera muitos “Curtir” e “Comentários”, mas isso não atinge o público-alvo que está no objetivo de comunicação da empresa.

Referências

A melhor forma de fazer algo bem feito é saber quem faz aquilo melhor. Isso serve para tudo, não apenas para a criação de conteúdo. Portanto é sempre importante estar por dentro das novidades, saber quem devemos seguir e saber identificar o que vale para você e o que não é interessante.

E quando falamos em referências, devemos pensar em referências de todos os tipos. Se a sua empresa trabalha com uma fan page no Facebook, por exemplo, é importante que ela siga diferentes páginas para ver como o mercado está se comportando. Neste quesito, portanto, eu indicaria que qualquer marca tivesse pelo menos 1 referência dentro de cada uma das categorias a seguir:

  • Referência de Mercado – O que o concorrente está fazendo?
  • Referência de Mercado Estrangeiro – O que as empresas do seu segmento estão fazendo lá fora?
  • Referência de Conteúdo – Blogs sobre criação de conteúdo.
  • Referência de Ferramenta – Marca que utilize muito bem a ferramenta, mas que não seja necessariamente da sua área;
  • Referência do Público – Como o seu público alvo se comporta em outras páginas/perfis?

Veja bem, não estou dizendo que você deve copiar o que os outros estão fazendo, mas acompanhar boas referências vai te ajudar a entender como o seu público está utilizando estas ferramentas e como o mercado está agindo.

Pesquisa & Feedback

Para todo o tipo de ação na internet o importante é sempre prestar atenção no feedback, o que está interligado diretamente com o pilar do público-alvo e das referências. Você sempre deve estar pesquisando por novas referências e sempre colhendo feedback do seu público.

Você deve sempre estar coletando dados de publicação, descobrindo quais mensagens estão dando certo e quais não. Qual tipo de conteúdo as pessoas curtem mais? Quais tipos de imagens da mais comentários? Enfim, são muitas perguntas que ajudam você a descobrir o que esta funcionando e o que não está.

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Publicado por

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.