Categorias
Isso Muda os Seus Negócios

10 dicas para as empresas no Youtube

Com o crescimento da utilização de mídias sociais pelas empresas o que mais se fala sempre é Twitter, Blog e Facebook/Orkut. Para alguns tipos de empresas ferramentas como o Youtube e o Videolog são muito mais poderosas do que qualquer outra de mídia social.
Então para começar a usar o Youtube como uma ferramenta de divulgação, independente do tamanho de sua empresa, é preciso saber de algumas coisas primeiro.
1. Crie e Personaliza seu canal
Com certeza o primeiro passo é criar uma conta no Youtube, utilize um nome simples. Com sua conta já criada o próximo passo é personalizar o canal de acordo com a identidade visual da sua empresa, afinal, o canal de uma empresa deve ter a cara da empresa.

2. Adicione legendas nos vídeos
O Youtube é um site mundial e ao criar um canal você passa a participar e interagir com pessoas de todo o mundo, que falam diversas línguas. O que vai diferenciar o seu vídeo da maioria é a adição de legendas do próprio Youtube em seus vídeos, assim qualquer pessoa poderá ter acesso ao conteúdo de seu site com maior facilidade. Deixe pessoas de fora do seu país verem o que você faz, esqueça as fronteiras geográficas.
3. Esteja ativo com sua comunidade no Youtbe
Você lembra qual é a palavra chave das mídias sociais? Interação! Então, interaja! Esteja sempre em atividade e mantenha relação com as pessoas que conversam com você, mantenha relação com todos aqueles que o sigam, que são amigos ou que estejam comentando em seus vídeos. Socializar é fundamental.

4. Organize seu conteúdo
Independente da quantidade de vídeso que você tenha postado em seu canal é interessante sempre manter tudo organizado, dividindo os conteúdos em categorias. Quem controla o canal da empresa deve saber que é possível incorporar um grupo de vídeos separados pelo dono do canal, então, pode facilitar a possibilidade de ter seus vídeos incorporados.
5. Não faça spam de tags
Como em várias mídias sociais o Youtube utiliza o sistema de tags, o que facilita a busca de conteúdos relevantes e usar isso a seu favor é fundamental. Utilize poucas tags e utilize-as de forma inteligente, use palavras que tenha forte relação com o conteúdo de seu vídeo.
6. Promova seus vídeos
Não espere que seus vídeos tenham um bom nível de espectadores sozinho, ainda mais no começo. Para ter espectadores e ser conhecido você deve promover através de outros canais de comunicação, como blogs, twitter, facebook/orkut e de outras formas se possível.
7. Conheça as ferramentas gratuitas de análise do Youtube
Através do botão “Insight”, que tem em todos os vídeos, você pode ter acesso a dados demográficos sobre quem está acessando o seu vídeo além de informações de onde estão vindo as pessoas que estão visualizando os seus vídeos.
8. Modere os comentários
O maior de todos os vírus que temos na internet são os trolls, esqueça os monstros de RPG, os trolls modernos são pessoas que quando podem, fazem comentários maldosos onde podem, reclamam de conteúdos e tudo isso sem utilizar de nenhuma educação. Então porque permitir que pessoas como estas estraguem o seu trabalho com comentários que vão lhe causar dor de cabeça e ainda podem influenciar outros a fazerem o mesmo? Esteja atento.
9. Não use muitas anotações
Provavelmente você já percebeu que existe agora no Youtube a opção de adicionar anotações dentro dos vídeos, mas seja moderado. O vídeo já é um acumulo de informações e com tantos elementos para prestar atenção não há porque usar as notas dentro do vídeo para atrapalhar e acabar frustrando o espectador.
10. Diga não ao abandono
A última dica, mas não a menos importante, é não deixar o seu canal ficar obsoleto. Não seja mais um das milhares de contas que estão abandonadas dentro do Youtube. Realmente nem sempre temos conteúdo para colocar toda hora, mas continue interagindo com os usuários, adicione vídeos ao favoritos, comente em outros vídeos, esteja sempre ativo na comunidade.
Essas são as principais dicas que você deve seguir se pretende ter algum retorno através de canais no Youtube, mas essas dicas também servem para ouros sites de vídeos e algumas delas para  qualquer outra mídia social.
Este post é baseado neste post do Marshable:FONTE

Por Dennis Altermann

Criei este blog para compartilhar alguns conteúdos relevantes sobre comunicação digital e o impacto dos meios digitais na sociedade. Aproveita para interagir comigo lá no Twitter @eu_Dennis