10 ações positivas e negativas que as empresas fazem no Twitter

Já é comum as empresas usarem o twitter como uma ferramenta do marketing digital Existem empresas que se dão muito bem nessa rede social, mas, tem também, as que dão seus vacilos. Irei ser direto nesse post e falarei o que vejo as empresas fazendo nesse ambiente social. Segue abaixo 10 ações positivas e 10  negativas que tenho visto.


Ações positivas e que geram resultado

  • Divulgação de novidades da empresa e suas atualizações.
  • Se a empresa não é geradora de conteúdo, RT informações de sites da área de atuação da empresa para os seguidores é uma boa opção;
  • Envio de oportunidades e eventos do nicho de mercado da empresa;
  • Criação de concursos culturais e promoções;
  • Pesquisas online do mercado e dos concorrentes do negócio;
  • Criação de enquetes sobre temas relacionados ao negócio da empresa;
  • Busca por proximidade com pessoas de influência do nicho de mercado de atuação;
  • Ler o que Retuita. Parece besteira, mas, muitos RT informações sem ao menos ler o que está repassando;
  • Atualização constante do perfil, só se deve tomar cuidado com as frequências das atualizações, para não ser considerado Spam;
  • Interação do twitter com o site ou blog da empresa, inserindo botões de RT, botão para o visitante seguir o blog no twitter e/ou qualquer outra forma de integração;

 

Ações negativas que trazem prejuízos à imagem da empresa

  • Dar RT ou enviar mensagem a todo momento, salvo em casos extremos, como por exemplo a cobertura de um evento da área;
  • Usar o twitter como sala de bate papo;
  • Criar um twitter e esquecer dele, ou pior, iniciar um trabalho legal no twitter, mas, de uma hora para outra desaparecer e não dar nenhuma notícia;
  • Postar alguma coisa que desagrada o público e não se desculpar, ou melhor, não tomar nenhuma providência cabível para o momento e deixar as coisas acontecerem;
  • Usar scripts para ganhar seguidores;
  • Seguir todo mundo sem analisar o perfil e os objetivos das pessoas. Vi uma empresa que seguiu um perfil porque tinha um nome que indicava seu público, mas, o perfil era falso e só falava sobre assuntos inapropriados. Conclusão o próprio dono do perfil postou uma gozação contra a empresa o que gerou certo desconforto para a marca;
  • Não ter objetivos concretos de atuação no twitter;
  • Sair Retuitando tudo que vê pela frente. Nesse meio podem ter mensagens que vão de encontro com o público alvo da empresa ou que desagrade-os;
  • Não usar nenhuma métrica de acompanhamento e verificação se o objetivo proposto está sendo alcançado;
  • Deixar os seguidores sem resposta;
  • As empresas que interagem com seus seguidores têm mais sucesso e ganham uma maior proximidade com seu público, o que gera retorno positivo para o negócio.

 

PUBLICADO POR

Ricardo Euclydes Nazar

Fundador do Blog Cia do Marketing. Formado em Adminsitração pela Universidade Federal de Viçosa e em Ciências contábeis já atuou prestando consultorias para empresas no Estado do Amazonas e ministrando cursos em diversas áreas, há alguns anos atua como Gerente de Marketing e Vendas em uma empresa de TI do parque tecnológico de Viçosa-MG.

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