“Curtir”, “Gostei” “+1” – Quem começou tudo isso?

Quem passeia pelas redes sociais tem a leve impressão (ou uma pessoa desavisada) tem essa impressão de que a ideia da nota sobre um assunto, uma página esteve sempre presente. O antigo “tornar-me fan” que virou “curtir” do Facebook parece que sempre esteve ali. Ainda que não tenha surgido desde o início o fato de o internauta atribuir um valor ao comentário é um método não tão recente de se avaliar um conteúdo no ambiente digital.

O Orkut, mais recentemente veio com o “gostei”. Ainda que vejamos uma tentativa quase ininterrupta de se imitar o que faz o Facebook, as funções são praticamente as mesmas, avaliar um scrap, ou uma postagem, um vídeo e recomendar aos seus amigos. O Google recentemente iniciou com a proposta do “+1”, que avalia também o conteúdo ou refina o conteúdo melhor avaliado pelo usuário.

Muitos podem não conhecer, mas quem iniciou com essa proposta de atribuir um valor ao conteúdo acessado em rede foi o StumbleUpon já há algum tempo  (exatos 10 anos precisamente) e que possui alguns seguidores fiéis no Brasil mas ainda sem muita representatividade. O S.U.  É um programa que você instala no seu navegador (Firfox, IE, entre outros) e aparece uma barrinha de tarefas com a expressão “I like it”. Familiar não é?

barra-stumbleupon-antiga

Voltando à questão de dar uma nota ao que é produzido de informação. além de como disse, refinar a busca pelo conteúdo. Torna mais fácil para os sites de busca selecionar melhor o conteúdo. Daí cada vez mais a necessidade de se verificar e produzir um conteúdo importante, a responsabilidade na produção de conteúdo deve estar sempre presente no internauta pois ela, dessa forma pode ser melhor repassada pelos seus seguidores e usuários.

Links relacionados:

O que é o StumbleUpon

Site Classificação: Uma abordagem sustentável

PUBLICADO POR

Rafael Gomes

Jornalista, Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Sergipe e estudante de Direito pela Unit.. é Pesquisador na área de Redes Sociais, Mídia Sonora e Novas Tecnologias, colaborador do site da United Press International University (UPIU) e do Midiatismo, Possui um Blog específico na área de Rádio e Novas Tecnologias.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail